Banda Larga pode chegar ainda em dezembro, mas não pela fibra ótica da Guiana

Banda Larga no Amapá.
Compartilhamentos

Não vai ser pela fibra ótica da Guiana Francesa. A banda larga vai chegar primeiro pelo linhão de Tucuruí, e antes do fim de dezembro. Pelo menos foi essa uma das principais informações debatidas durante um seminário que reuniu políticos, gestões públicos, empresários, representantes de operadoras de telefonia móvel, da Telebrás e do Ministério das Comunicações.

A fibra ótica foi interligada com rapidez pela Oi entre Oiapoque e Calçoene, de onde parte para Macapá por uma rede de cabos já antiga. A obra foi uma iniciativa do governo do Estado que concedeu incentivo fiscal à Oi de cerca de R$ 40 milhões de reais. O problema é que do lado francês as obras demoraram a começar enquanto, por outro lado, o linhão de Tucuruí avançava por florestas e rios.

A chegada da banda larga pela fibra da Oi chegou a ser anunciada pelo governo para abril desde ano, mas depois a data de inauguração foi sofrendo alterações. Pulou para julho e agora não há nova previsão.

No seminário Caminhos da Amazônia, organizado pela bancada federal do Amapá, houve o nivelamento das informações mais atualizadas sobre o aeroporto, portos e a internet de alta velocidade. Sobre a banda larga, representantes da VIVO e a TIM anunciaram a chegada do cabo de fibra ótica no dia 15 deste mês junto com o linhão de Tucuruí.

O linhão chegou trazido por 3 mil torres que percorreram ao todo um caminho com 2 mil quilômetros. Algumas tem de 345 metros de altura, quase o tamanho da Torre Eifel, na França. A TIM ganhou a permissão para implantar o cabo de fibra ótica ligando Tucurí a Manaus e depois a Macapá.

"...Disseram que até o fim dezembro estará disponível a internet 4G pra celulares e modens”, relatou o deputado federal Bala Rocha

“…Disseram que até o fim dezembro estará disponível a internet 4G pra celulares e modens”, relatou o deputado federal Bala Rocha. Foto: Divulgação

A TIM fez uma parceria com a VIVO para que ela faça a distribuição do cabo em nível local e ambas farão a comercialização junto com a CLARO. “Dia 15 de dezembro a TIM entrega o cabo de fibra ótica para a VIVO fazer as conexões locais. E eles disseram que até o fim dezembro estará disponível a internet 4G pra celulares e modens”, relatou o deputado federal Bala Rocha (Solidariedade-AP).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!