Tragédia do Círio: superlotação matou 18 pessoas, diz inquérito

Compartilhamentos

Foi finalizado pela Polícia Civil o inquérito sobre o acidente do dia 12 de outubro de 2013 durante a romaria fluvial do Círio de Nazaré que deixou 18 pessoas mortas. Segundo as investigações, o motivo do acidente foi a superlotação do barco  “Capitão Reis II”, que continha 58 pessoas a bordo.

amapa-naufragio-barco-cirio-efe-8

A embarcação transportava cerca de 60 pessoas no momento do acidente (Foto: EFE)

Segundo a delegada que realizou as investigações, Josélia Barbosa, da 9ª Delegacia de Polícia Civil, antes do resultado final foi preciso ouvir o depoimento dos 40 sobreviventes e de outras pessoas envolvidas com a locação do barco para o Sindicato dos Servidores Públicos Civis no Estado do Amapá. Após este procedimento, foi confirmada a superlotação da embarcação, que tinha uma lotação máxima de 42 passageiros.

acidente

Os depoimentos apontaram para um único responsável pelo acidente. “Após minucioso trabalho de investigação, tomando depoimentos, analisando laudos periciais, entre outras peças, chegamos à conclusão de que o único responsabilizado seria o dono da embarcação, Reginaldo Reis Nobre, que está entre as vítimas “, afirmou a delegada.

Segundo os depoimentos, o dono da embarcação deixou o timão da embarcação sozinho, quando precisou se deslocar a caixa de energia elétrica do barco para ligar o gerador. Foi nesse momento que aconteceu o tombamento. Um fato que explica o motivo de o corpo do comandante ter sido encontrado na parte de baixo do barco após o acidente.

Ainda segundo as investigações, o barco saiu do Porto do Grego, onde estava ancorado, dentro do limite de passageiros, mas foi abarrotado de novos tripulantes no meio da viagem, quando outra embarcação, a “Ana Beatriz”, decidiu não voltar ao ponto inicial da romaria, o que levou vários servidores a entrar no “Capitão Reis II”.

Fotos: Agência Amapá

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!