Ainda não acabou: Tem “A Banda” nesta terça-feira, 17

Compartilhamentos

Tudo pronto para o desfile do maior bloco de sujos do Amapá, A Banda, que sai às ruas do centro da cidade nesta terça-feira, 17, a partir das 14 horas. Um dos coordenadores do bloco, José Figueiredo de Sousa, o Savino, diz que a expectativa este ano é que cerca de 130 mil pessoas pulem o carnaval na Banda. “É o carnaval mais popular do Estado e atrai centenas de pessoas que todas as partes do Amapá”, afirma Savino.

Este ano A Banda completa 50 anos. E uma das principais características do bloco, os bonecões, estarão presentes com muita festa. Os bonecos são Chicona, primeira boneca do bloco, Cutião, Anhanguera, Iracema e Arizinho. Esses bonecos saem de locais diferentes da cidade e vão se encontrando pelo trajeto da Banda, dando um brilho todo especial ao espetáculo.

A Banda completa 50 anos ainda promete muito mais (foto: Marcia do Carmo)

A Banda completa 50 anos e ainda promete muito mais (foto: Márcia do Carmo)

Segurança:

Órgãos ligados à segurança pública já definiram o planejamento para esta terça-feira, quando A Banda estiver nas ruas. O policiamento vai acontecer preventiva e ostensivamente antes do bloco sair, durante e depois. O objetivo é evitar problemas, principalmente brigas entre gangues que se encontram nas ruas. Policiais disfarçados vão estar em todo o percurso para retirar do meio do povo os brigões.

Para atender a demanda do evento, o Corpo de Bombeiros, por exemplo, vai disponibilizar 150 militares. O efetivo vai atuar principalmente na prevenção como observadores de risco e no atendimento com médicos, enfermeiros e socorristas.

Mais de 100 policiais militares vão fazer a segurança na Banda este ano )foto João Silva)

Mais de 100 policiais militares vão fazer a segurança na Banda este ano (foto João Silva)

Transporte

A Prefeitura de Macapá organizou um esquema especial de atendimento aos foliões da Banda que vão utilizar ônibus. Será montado um terminal na Praça da Bandeira para atender a população. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), em parceria com a Guarda Municipal, estarão atuando na contenção e organização do trânsito.

O terminal irá atender todos os bairros de Macapá e deverá funcionar de meio-dia até as 14h30min e das 18 horas até as 22 horas. Durante todo o período 100% da frota operante do sistema de transporte público deverá estar disponível para a população. Também foram exigidos ônibus reservas de todas as empresas de transporte, caso algum veículo apresente defeito.Como na terça-feira será feriado, estará valendo a tarifa social no valor de R$ 1,05. Na quarta-feira de cinzas a frota de ônibus circulando será reduzida até ao meio-dia. Após o horário deverá circular a frota normal utilizada em dias úteis, ou seja, 100% do efetivo disponível.

Percurso

A Banda sai da praça Veiga Cabral, no centro comercial de Macapá. Desce a Rua Cândido Mendes, entra na Avenida Henrique Galúcio e dobra na Rua Tiradentes. Depois segue pela Avenida Feliciano Coelho e dobra na Rua Leopoldo Machado, já no bairro do Trem. Vai até a Avenida Ernestino Borges e segue até a Rua São José, onde dobra e encerra na Praça do Barão.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!