Infância e Juventude: Comissariado esclarece dúvidas sobre viagens de crianças nas férias

O novo aeroporto terá centro comercial e três pontes para desembarque de passageiros
Compartilhamentos

Época de férias escolares é também tempo de viajar. Por isso os pais devem ficar atentos às regras de viagens para menores de 12 anos. Para cada tipo de viagem existe uma autorização diferente, daí a importância dos pais ficarem ligados para evitarem surpresas na hora do embarque.

José Casemiro: para cada viagem tem uma autorização diferente

José Casemiro: para cada viagem tem uma autorização diferente

Segundo o Comissariado da Infância e Adolescência, crianças de até 12 anos precisam de autorização para viajar desacompanhadas ou com terceiros. Para obter essa autorização o responsável deve comparecer a uma das unidades de atendimento do Comissariado. O documento pode ser retirado no Aeroporto de Macapá e na Vara da Infância e Adolescência, no 2º piso do Fórum de Macapá. Basta levar os documentos de identificação.

Adolescentes maiores de 12 anos não necessitam de autorização. “Não é exigida a autorização dentro do território nacional quando o adolescente estiver acompanhado dos pais ou parentes acima de 18 anos, desde que comprovado o parentesco com documentação original”, explicou o servidor do Comissariado da Infância e Juventude de Macapá, José Casemiro.

Para as viagens internacionais, menor de 18 anos que for com o pai ou com a mãe tem que ter uma autorização do outro. Quem quiser facilitar, já pode colocar essa autorização no passaporte na hora de emitir o documento. Se for viajar com qualquer parente ou sozinho é preciso autorização do pai e da mãe.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 285 1777.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!