Em Macapá: Mais de 5 mil diabéticos são acompanhados em programa de saúde

Compartilhamentos

Equipes da Secretaria de Saúde de Macapá realizaram na manhã deste sábado, 14,  a Ação de Prevenção ao Diabetes, em alusão ao dia mundial de combate à doença comemorado hoje. A ação contou também com a colaboração de outros servidores da prefeitura e parceiros do comércio.

O diabetes ainda está entre as dez principais causas de morte no mundo, segundo dados da Organização mundial da Saúde (OMS), em 2013. Não se sabe ao certo a quantidade de pessoas com a doença, mas só os casos acompanhados pela prefeitura somam cerca de 5 mil pacientes. Esses casos são assistidos e orientados  por equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Equipes atenderam pessoas que caminhavam nas ruas. Fotos: André Silva

Equipes atenderam pessoas que caminhavam nas ruas. Fotos: André Silva

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes têm o objetivo de orientar a população quanto às conseqüências da doença e os vários tipos de prevenção e tratamento. A coordenadora da ação, Tatiane Vidal, fala da importância da ação para o combate e prevenção da doença.

“Prefeitura uniu esforços com a secretaria de saúde do município e a vontade dos empresários em ajudar. Os técnicos e enfermeiros estão fazendo testes de glicemia e aferindo a pressão arterial das pessoas. Aquelas que apresentarem alteração nos testes nós orientamos que procure a unidade de saúde mais próxima”, disse.

As pessoas que transitavam nos quatro pontos escolhidos pela coordenação para executar a ação receberam os serviços e gostaram da iniciativa.

“Esse tipo de ação é muito boa e teria que acontecer mais vezes”, disse o motorista Flávio Roberto, de 57 anos, que é diabético e faz o controle da doença regularmente.

A ação aconteceu no Supermercado Fortaleza do Shopping Macapá, na loja Domestilar da Rua Cândido Mendes e no supermercado Santa Lúcia no Bairro Santa Rita.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!