Curso vai ensinar a transformar lona em sacolas ecológicas

Material usado na confecção das bolsas foi utilizado para campanhas da Expofeira do ano passado
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Quarenta pessoas estão passando por um curso de capacitação em confecção de bolsas ecológicas, as chamadas “ecobags”. Elas irão aprender a reutilizar resíduos sólidos para a confecção das bolsas. A capacitação vai ser oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Ecobag vai ser fabricada a partir de lonas. Fotos: André Silva

Ecobag vai ser fabricada a partir de lonas. Fotos: André Silva

As trinta e oito mulheres e os dois homens fazem parte de um projeto que funciona dentro do Núcleo de Cooperativismo da Sete, o Economia Solidária, que é uma modalidade de autogestão, como explica a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo.

Sete

Marciane Santo, secretária da Sete: “na economia solidária as pessoas se reúnem para empreender e gerar renda”

“Nessa modalidade não existe o patrão e o empregado. Nela as pessoas se reúnem para empreender e gerar renda”, explicou.

Na primeira etapa do curso será usado o material utilizado para campanhas publicitárias do governo na última Expofeira, como lonas de banners. A ideia de utilização desse material partiu de uma servidora da própria Sete após estudos de reutilização de resíduos sólidos.

Entre tantas mulheres, a participação de dois homens chama a atenção. Um deles é o Elton Leandro, de 18 anos. Ele é estudante e disse que chegou ao projeto por meio de sua mãe que já trabalha com o grupo há alguns anos.

Estudante

Estudante Elton Leandro: “aproveito o tempo livre após o colégio para aprender uma profissão”

“Eu já tenho uma prática de costura que aprendi com ela [mãe]. Eu faço bonecos e outros objetos que são expostos constantemente em feiras promovidas pela Sete. Aproveito o tempo livre após o colégio para aprender uma profissão”, destacou o jovem.

O curso vai dar o aporte aos empreendedores para desenvolverem o mesmo projeto reutilizando outros tipos de resíduos. É o que garante o diretor de operações do Senai no Amapá, Adriano Cardoso.

Adriano Cardoso, diretor do Senai: "

Adriano Cardoso, diretor de operações do Senai: “a ideia é que as pessoas, ao final do curso, sejam capazes de confeccionar essas bolsas”

“Os conceitos sobre a fabricação são os mesmos, independente do tipo de material que será usado. A questão do corte, da costura. A ideia é que essas pessoas, ao final do curso, sejam capazes de confeccionar essas bolsas”, enfatiza o diretor.

O curso terá 40 horas de duração e em dois meses os empreendedores já estarão fabricando seus produtos e comercializando.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!