Mais de 300 já se inscreveram na Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos e professores vencedores receberão premiação individual, além de tablet e livros. Escolas também serão premiadas
Compartilhamentos

JÚLIO RICARDO

Os estudantes, professores e diretores de escolas públicas interessados em participar da 5ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa têm até o dia 19 deste mês para efetivar sua inscrição no site da competição, promovida pelo Ministério da Educação (MEC).

Participante de todas as edições, o Amapá é um dos estados que mais coleciona medalhas de ouro, tendo vencido duas vezes a etapa final do torneio nos anos de 2008 e 2012. Em 2014, o Amapá ficou com a medalha de bronze.

Até o momento, segundo informações da coordenação estadual da Olimpíada, 300 inscrições foram efetivadas para participar das etapas municipais e, posteriormente, da etapa estadual.

Inscrições encerram dia 19 de agosto

Inscrições encerram dia 19 de agosto

Para participar, qualquer estudante regularmente matriculado nas redes municipal, estadual e federal de ensino deve procurar informações na sua instituição e submeter sua produção textual para uma Comissão Julgadora Escolar que é organizada pela direção da escola.

Os textos escolhidos serão enviados para o Portal Escrevendo o Futuro no endereço www.escrevendoofuturo.org.br e direcionados também para a Comissão Julgadora Municipal que, no dia 23 de agosto, selecionará os melhores textos para a etapa estadual, que acontece no dia 3 de setembro.

De acordo com a coordenadora estadual do projeto, Aline Salvador, cada ciclo escolar compete em um gênero literário.

“São quatro os gêneros: poema para os alunos do 5º e 6º anos, memórias literárias para os do 7º e 8º, crônica para o 9º e o 1º, e artigo de opinião para os alunos dos 2º e 3º ano do ensino médio”, explica.

Alunos e professores receberão premiação individual, além de tablets, livros e acessórios. As instituições de ensino também serão premiadas.

“A escola que tem o aluno medalha de ouro ganha dez computadores, um projetor multimídia e livros para a biblioteca”, destaca a educadora.

A coordenadora estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa ressalta ainda que o programa conta com um acervo dos textos produzidos pelos estudantes.

“O lançamento ocorre na grande festa final, que esse ano acontece no dia 5 de dezembro, em Brasília”, finaliza.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!