Alunos e professores de escolas furtadas suspendem aulas

Comunidade escolar fez marcha cobrando providências do poder público
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Professores e alunos protestaram contra a falta de merenda e segurança nas escolas públicas do Estado na manhã desta quarta-feira, 5. O ato se concentrou na Avenida FAB, Centro de Macapá.

O protesto iniciou na Praça da Bandeira e marchou para o Palácio do Setentrião, passando pela prefeitura de Macapá, secretarias de Saúde e Educação do Amapá.

Professor Antônio Guterrez:

Professor Antônio Guterrez: insegurança e dívidas

“Não aguentamos mais esse caos na educação. Estamos no ambiente de trabalho com medo de assaltos. É um absurdo. Não temos mais dignidade”, reclamou o professor José Dias, de 38 anos.

Desde a última semana, as escolas Gabriel de Almeida Café, José Firmo do Nascimento (o antigo Castelo Branco) e a Escola Estadual Araçary Correa Alves, estão com as aulas suspensas por tempo indeterminado por motivo de insegurança. Todas foram furtadas. Na Araçary Alves, por exemplo, foram seis vezes em um mês.

“Lá na escola já ficamos até uma hora da tarde sem merenda no calor infernal. Teve aluno que já desmaiou na escola por falta de merenda. Não podemos continuar assim. Vamos paralisar”, frisou a estudante do Colégio Amapaense, Camili Nascimento, de 14 anos.

Marcha saindo do Palácio...

Marcha saindo do Palácio…

...em direção a outros órgãos. Fotos: Cássia Lima

…e alguns alunos chegaram a bloquear a Avenida FAB. Fotos: Cássia Lima

Antônio Guterrez, que é professor da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, conta que o medo de assaltos é constante, além das dívidas da escola que chegam a R$ 70 mil para fornecedores. A escola está na lista de inadimplentes do Estado.

“A escola está paralisada porque não podemos ficar mais assim com falta de manutenção, merenda e segurança. Decidimos em assembleia com a comunidade escolar. O governo só promete uma melhoria na segurança, mas enquanto ela não vem sentimos na pele o medo”.

O protesto seguiu o percurso e finalizou por volta das 12h. A assessoria de comunicação do Estado prometeu se posicionar sobre o assunto nos próximos dias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!