AP têm 5 representantes na Olimpíada da Língua Portuguesa

Textos de estudantes de Macapá, Santana e Porto Grande foram escolhidos pela comissão avaliadora
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa foi concluída e indicou os cinco melhores textos de estudantes amapaenses que participarão da próxima fase do concurso. O resultado foi anunciado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) nesta segunda-feira, 3. 

A comissão avaliadora do processo, composta por professores, jornalistas e secretários, analisou 54 textos de estudantes da rede pública do ensino fundamental e médio.

Comissão julgadora divulga resultado. Foto: Erich Macias (Secom)

Comissão julgadora divulga resultado. Foto: Erich Macias (Secom)

Os representantes do estado na próxima etapa são os seguintes: Sandra Rosa Pires (Escola Municipal Piaui, em Santana); Ketlen Silva de Almeida (Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes, em Macapá); Naiane Carvalho Cantanhede (Escola Municipal Adão Ferreira de Souza, em Porto Grande); Evelin Beatriz Barbosa de Oliveira (Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, em Macapá); e Samuel Rodrigues Braga (Escola Estadual Augusto Antunes, de Santana).

 De acordo com informações da Seed, mais de 800 alunos foram inscritos para participar da etapa estadual dessa edição do concurso. Os estudantes foram avaliados nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

Cartaz de divulgação da Olimpíada da Língua Portuguesa. Foto: arquivo

Cartaz de divulgação da Olimpíada da Língua Portuguesa. Foto: arquivo

Participante de todas as edições, o Amapá é um dos estados que mais coleciona medalhas de ouro na Olimpíada da Língua Portuguesa, tendo vencido duas vezes a etapa final do torneio nos anos de 2008 e 2012. Em 2014, o Amapá ficou com a medalha de bronze.

 O tema desse ano é  “O lugar onde vivo”, e propõe aos participantes desenvolver as melhores redações sobre a região onde vivem, valorizando as características da cultura e história do povo local. 

Etapas regional e nacional

 A próxima da disputa agora será a regional. Nela, os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e seus professores participarão de oficinas regionais em uma capital brasileira, de acordo com a categoria que participam.

Comissão avaliadora da primeira etapa analisam textos dos alunos da Escola Mário Quirino. Foto: arquivo

Comissão avaliadora da primeira etapa analisam textos dos alunos da Escola Mário Quirino. Foto: arquivo

A etapa nacional será a última fase da competição. Nesse período, serão selecionados 38 textos por categoria, totalizando 152 participantes convidados para a Premiação Nacional, onde serão anunciados os cinco textos vencedores por gênero textual.

 Premiação

Os vencedores serão premiados com medalha, livros, oficinas culturais e de formação, tablet, notebook, impressora, computadores, projetor, telão para projeção, e até placa de homenagem, tudo de acordo com a colocação em que ficar.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!