Quadruplica a emissão de CPF nos Correios

Obrigatoriedade do documento na Chamada Escolar 2016 foi o motivo do aumento da movimentação nas agências de Macapá
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A procura foi grande para emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF) nas agências dos Correios na manhã desta segunda-feira, 31, em Macapá. As agências já avaliaram que o serviço quintuplicou e estudam abrir aos sábados para atender a demanda.

O aumento na procura pelo CPF se deve a Chamada Escolar 2016, que exige o documento para  a primeira matricula e troca de escola de alunos da rede pública estadual.

Atendimento em agência de Correios. Fotos: Cássia Lima

Atendimento em agência de Correios. Fotos: Cássia Lima

De acordo com dados da administração regional dos Correios no Amapá, até antes da exigência do documento na matrícula escolar, cada agência dos Correios registrava uma média de 50 emissões diárias. Após a obrigatoriedade, já foram contabilizados até 300 cadastros diários.

“Essa demanda impacta nosso material, mas já solicitamos mais etiquetas para dar conta dessa demanda. Temos uma procura grande pela manhã e esperamos que com os novos horários a gente consiga atender a todos”, explicou o chefe dos Correios, João Carlos Fernandes.

João Carlos Fernandes. Mais material foi encomendado para dar conta da demanda

João Carlos Fernandes, chefe dos Correios. Mais material foi encomendado para dar conta da demanda

Nesta segunda e terça, dias 31 e 1, as agências dos Correios, localizadas no Super Fácil dos Bairros do Beirol, Congós, São Lazaro e Centro estão atendendo o público das 8h30min até às 15h somente para emissão de CPF.

A dona de casa Rosiane dos Santos, de 33 anos soube que o serviço estava sendo feito hoje e correu para a sede dos Correios, no Centro. Ela veio tirar o CPF para os três filhos.

“Não demorei meia hora na fila. Foi rápido mesmo. Mas esse novo método de chamada só piorou porque demanda mais tempo e documentação”, reclamou Rosiane.

Dona Rosiane com os filhos.

Dona Rosiane com os filhos. Atendimento rápido

As agências passaram a manhã lotadas, mas perto das 11h já estavam mais vazias. Elas estão funcionando sem intervalo para almoço.  

“Esperamos que essa demanda seja menor depois do feriado, mas caso aumente devido ao término da matrícula escolar vamos abrir as agências no sábado para funcionar. Isso tudo depende da demanda do povo”, frisou o chefe dos Correios”.

correios

Agência do centro também é alternativa para quem procura a emissão do CPF

Chamada Escolar

Este ano a Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou várias mudanças na Chamada Escolar 2017. Uma delas é a obrigatoriedade do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para a primeira matrícula de todos os alunos da rede de ensino. Outra diferença no processo é que a inscrição pela internet só será feita para quem procura vagas em Macapá e Santana.

Nos outros municípios e na Zona Rural, o procedimento ocorre por meio de fichas impressas. A Chamada Escolar funciona como planejamento das vagas para cada ano letivo e é uma estimativa de quantas matrículas serão ofertadas.

O processo iniciou dia 18 de outubro e vai até dia 18 de novembro. Os interessados em estudar nas escolas localizadas próximas de suas residências devem acessar o site escolapublica.ap.gov.br.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!