Clínica em Santana promove dia de combate à raiva animal

Nos últimos dois anos, a prefeitura não realizou campanha de vacinação no município
Compartilhamentos

De Santana, FERNANDO SANTOS

No próximo sábado, 10, uma clínica particular no município de Santana vai promover o dia ‘D’ de combate à raiva animal. Serão oferecidas vacinas com 50% de desconto, uma forma de incentivar a população para a prevenção. A programação é alusiva ao combate nacional da doença.

“Por sermos uma clínica privada, não teremos como deixar as vacinas grátis, por conta dos custos, mas nesta campanha, daremos descontos pela metade do preço”, informou o diretor de Marketing da clínica veterinária Reis Vet’s, Álvaro Benincasa.

Clínica Veterinária Reis Vet’s. Fotos: divulgação

Clínica Veterinária Reis Vet’s. Fotos: divulgação

Apesar que nos dia de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos.

“É uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus que atinge primeiro o sistema nervoso periférico e depois o sistema nervoso central”, explicou o médico veterinário, Wanderson Miranda dos Reis.

Wanderson Miranda dos Reis, médico veterinário da clínica.

Wanderson Miranda dos Reis, médico veterinário da clínica.

No município de Santana, o último caso foi registrado em 2008, na comunidade do Anuerapucú, distrito que fica na Zona Rural da cidade, mas esses dados podem ser maiores. Falta controle para saber a exatidão.

Pelo menos nos últimos dois anos, a Prefeitura de Santana (PMS), não realizou campanha de vacinação contra a raiva no município. Os santanenses procuram clínicas privadas ou se deslocam para Macapá.

Vacina

Veterinário alerta para importância da vacinação

Por afetar também os homens, a raiva é considerada uma zoonose e, portanto a vacina antirrábica ainda é a melhor prevenção.

“A raiva pode acometer cães e gatos além de outros animais e até os seres humanos. Por isso é importante a vacinação”, ressaltou o veterinário.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!