VÍDEO mostra 1ª travessia na Ponte Binacional

Compartilhamentos

De Oiapoque, HUMBERTO BAÍA

Brasil e França abriram nesta terça-feira, 17, a ponte binacional, localizada na fronteira com a Guiana Francesa. Foi uma simulação para aferir fluxo de trânsito e o funcionamento da fiscalização nas duas cabeceiras. Depois dos testes a ponte foi fechada, mas será reaberta no mês que vem.

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e autoridades da Guiana Francesa, estiveram no ato de abertura da ponte.

“É a consolidação definitiva entre o Brasil e a Franca com impacto direto sobre a economia do Amapá e da Guiana”, definiu o governador. 

O primeiro carro a atravessar foi do prefeito de Saint Georges, Jorge Gorges Elfort. A travessia de 378 metros foi feita em pouco mais de 1 minuto.

Carro do prefeito de Saint Georges se prepara para a travessia histórica para o Brasil. Fotos: Humberto Baía

Carro do prefeito de Saint Georges se prepara para a travessia histórica entre Guiana e Oiapoque. Fotos: Humberto Baía

Veja o vídeo

A simulação durou cerca de 3 horas. A ponte será reaberta provisoriamente no dia 15 fevereiro, e inaugurada em definitivo em data ainda não anunciada.

A ponte está pronta há quatros anos e custou mais de R$ 60 milhões. A simulação foi realizada 21 anos depois do encontro entre os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Jacques Chirac, em 1996. O acordo só saiu do papel após um novo encontro entre os presidentes Lula e Nicolas Sarkosy.

Lado da Guiana onde começa a ponte....

Lado da Guiana onde começa a ponte….

...lado da ponte onde começa o Brasil

…lado da ponte onde começa o Brasil

A abertura definitiva da ponte é aguardada com expectativa em Oiapoque, principalmente pelo comércio, turismo e setor de serviços.

Depois de vários acordos firmados, o mais complicado ainda não foi consolidado, que definirá o seguro rodoviário para o transporte de cargas e passageiros (ônibus). Por enquanto, apenas motoristas de carros de passeio poderão atravessar, desde que façam seguros internacionais.

O seguro com duração de 1 mês custará 160 euros, e o de 3 meses sairá por 400 euros, cerca de R$ 1,6 mil. Os proprietários de veículos brasileiros terão que procurar as seguradoras internacionais para ter mais informações sobre as apólices.

Comboio faz travessia na ponte nesta terça, 17

Comboio faz travessia na ponte nesta terça, 17

Governador do Amapá com autoridades da Guiana

Governador do Amapá com autoridades da Guiana

Prefeitos de Saint Georges, Jorges Elfort, e de Oiapoque, Maria Horlanda

Prefeitos de Saint Georges, Jorges Elfort, e de Oiapoque, Maria Horlanda

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!