Prefeitos do AP discutem iluminação pública

Encontro é promovido pelo governo do Estado. Prefeitos discutem soluções como a tecnologia LED
Compartilhamentos

SELES NAFES

Prefeitos de todos os municípios do Amapá estarão em Macapá nesta quinta-feira, 23, discutindo iluminação pública num encontro promovido pelo governo do Estado.

As cidades se preparam para absorver o serviço, mas, no meio da crise, estudam maneiras de fazer isso com baixo impacto nas finanças. Uma das saídas mais viáveis, apontam especialistas, é a utilização de lâmpadas de LED.

Secretário de Cidades do AP, Alcir Matos: LED é mais viável para a Amazônia

Secretário de Cidades do AP, Alcir Matos: LED é mais viável para a Amazônia

“Temos conversado muito com todos os prefeitos, principalmente sobre planejamento urbano e segurança. Com boa iluminação de LED você tem segurança pública e baixo consumo. É uma solução ideal para a Amazônia por conta da sustentabilidade e da estética que a iluminação em LED proporciona”, explicou o secretário de Cidades do Amapá, Alcir Matos. 

Para o governo, Amapá poderá dar um salto na frente dos outros estados em iluminação de baixo consumo, já que o Estado tem poucos municípios se comparado com estados maiores como o Pará, que tem 144 cidades.

rua

Uma das muitas luminárias sem manutenção no Bairro Marabaixo, em Macapá. Fotos: arquivo

Apesar da dificuldade financeira, o Estado acredita que os municípios não terão dificuldades para revitalizar seus sistemas de iluminação pública. 

“Isso será pago com taxa de iluminação pública. Basta que a prefeitura faça uma parceria público/privada com a Companhia de Eletricidade que recolherá e repassará para a empresa que fará a instalação da nova iluminação nas cidades. Isso poderá ser pago em 15 ou 20 anos”, explica o secretário. 

O encontro será realizado no Palácio do Setentrião, a partir das 9h. Apesar de o Amapá ser um estado pequeno, possui um mercado interessante para a iniciativa privada especializada no assunto. E já há empresa interessada nesse contato com as prefeituras amapaenses. Uma delas é a Tellus, que no encontro será representada por seu presidente, Alexandre Tereso.

Lâmpadas convencionais estão sendo substituídas

Lâmpadas convencionais estão sendo substituídas

A Tellus é uma das maiores empresas brasileiras em design e soluções para cidades, e fornecedora da tecnologia que está sendo usada na revitalização da iluminação do Parque do Forte, além de estar atendendo municípios do interior do Pará. A principal estrela da empresa é a tecnologia de LED, que no Amapá é representada pela Fort Select.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!