Chuva foi 5 vezes maior que o esperado

Cruzamentos voltaram a ficar alagados, mesmo após obras de drenagem
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Macapá amanheceu com vários pontos de alagamento nesta sexta-feira, 24, depois de uma longa noite de chuva intensa. Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa), choveu cinco vezes mais que o esperado. 

Segundo o Iepa, foram 75 milímetros de chuva quando eram esperados apenas 15 milímetros. Centro, Santa Rita, Laguinho, Muca , Jesus de Nazaré e Buritizal foram os mais atingidos. Ruas ficaram inundadas, semáforos parados e comércios invadidos pela água que deveria escoar para os canais.

A situação atípica está sendo mapeada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que identificou 10 pontos mais críticos na capital. A Rua Santa Catarina, por exemplo, no Bairro do Santa Rita, recebeu obras de drenagem que estavam evitando o problema nas chuvas anteriores. A Semob está orientando os moradores a subir o piso das casas no nível da rua.

Amadeu Gama, no Bairro Zerão

Rua Amadeu Gama, no Bairro Zerão, zona sul. Foto: Reprodução/Whatsapp

 “A situação pode se repetir já que as casas do lado direito da rua estão muito abaixo do nível da rua. A solução é a população levantar o piso. A prefeitura pode ajudar com material de construção. Mas a drenagem funcionou, tanto que a água baixou em 40 minutos”, explicou o secretário de obras, Emílio Escobar.

Moradores da Santa Catarina gravaram vídeos, e dizem que os alagamentos voltaram a ficar frequentes.

Previsão do tempo

De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia do Iepa, chuvas fortes devem continuar caindo em todo o estado durante o fim de semana. A previsão é que até a próxima sexta-feira, 31, as chuvas continuem caindo de 30 a 50 milímetros.

“Uma das explicações pra essa chuva é o fenômeno do La Niña, que forma umas frentes frias do Sul do Brasil que são trazidas para o Norte. Como estamos num período de instabilidade pode ser que chova mais que o previsto”, avisou o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

Picos de chuvas estão previstos para os municípios de Calçoene, Oiapoque, Laranjal do Jari, Macapá e Santana. A temperatura média desses locais deve oscilar entre 23ºC a 29ºC. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!