MP opina pela liberdade de tenente preso por homicídio

Pedido de soltura ainda será julgado. Advogado da família da vítima diz que há risco de fuga. Defesa garante que não
Compartilhamentos

SELES NAFES

O Ministério Público do Estado deu parecer favorável para que deixe a prisão o tenente da Polícia Militar do Amapá que matou um jovem com um tiro na cabeça após uma confusão, em fevereiro deste ano.

Em seu parecer, emitido no último dia 27, o promotor Eli Pinheiro avalia que o oficial preenche todos os requisitos exigidos para aguardar a instrução do processo em liberdade.

“Esse parecer foi uma infelicidade. Dizer que não tem nenhum fundamento a prisão já é um absurdo. Nem precisa ser técnico para entender que esse indivíduo causa risco à sociedade, e a liberdade dele vai causar uma revolta social muito grande”, adverte o advogado e assistente de acusação, Alessandro Gama.

O advogado afirma que o parecer está equivocado ao dizer que o policial não tem antecedentes criminais.

“Existem queixas de lesão corporal a uma mulher, desacato a um policial rodoviário federal e outras ocorrências na auditoria militar. Ou seja, ele é estourado e pode perder o controle a qualquer momento”, acrescentou.  

Cartucho da pistola do tenente encontrado no local. Fotos: Arquivo

Cartucho da pistola do tenente encontrado no local. Fotos: Arquivo

Além disso, prossegue Alessandro Gama, o parecer põe em risco a garantia da aplicação penal.

“Ele poderia ter se apresentado à noite depois do crime, mas se apresentou só dois dias depois porque já estava com a prisão decretada. Ou seja, o risco de se evadir é muito grande”,  justificou.

Dilermano do Carmo Luz, de 50 anos, está preso desde o 21 de fevereiro após se entregar para o cumprimento de um mandado de prisão preventiva solicitado pelo MP.

O vídeo de um circuito de câmeras de segurança mostra ele atirando contra um Fernando Silva, de 26 anos, logo após uma confusão em um mercantil. Os dois estavam alcoolizados e amanhecidos, segundo apurou a Polícia Civil. O tenente afirma que atirou depois de levar um tapa no rosto.

Fernando Silva morreu com tiro na nuca. Foto: reprodução/Facebook

Fernando Silva morreu com tiro na nuca. Foto: reprodução/Facebook

O advogado do militar diz que o parecer do MP concordou com a tese da defesa, e afirma que o oficial não possui antecedentes.

“O parecer não prejudica a aplicação da lei e da ordem pública. Ele é primário e sempre desempenhou muito bem seu trabalho”, avaliou o advogado Charles Bordalo.

“O que aconteceu foi uma desgraça. Não interessa se o crime foi grave, o que interessa é que ele preenche todos os pré-requisitos de ordem legal, então ele merece os benefícios da lei”, completou.

PM era instrutor de tiro no Centro de Formação da PM. Foto: reprodução/Facebook

PM era instrutor de tiro no Centro de Formação da PM. Foto: reprodução/Facebook

Charles Bordalo: lei precisa ser para todos

Charles Bordalo de defesa: lei precisa ser para todos

Para o advogado de defesa, o tenente não representa risco à sociedade.

“Que risco ele oferece? Onde provam isso? O que aconteceu com ele foi um fato isolado que não vai mais se repetir. Ele jamais fará isso com outra pessoa de novo; serviu de exemplo de vida para ele e outras pessoas”, avalia.

“Quando MP pediu a prisão todo mundo bateu palmas, agora que o MP está opinando pela liberdade está errado?”, concluiu.

A divulgação do parecer causou revolta na família da vítima, que decidiu fazer uma mobilização para recolher assinaturas em um documento que será encaminhado ao MP. O abaixo assinado vai pedir a troca do promotor do caso.  O portal SELESNAFES.COM não conseguiu contato com o promotor Eli Pinheiro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!