Clima, cerrado e baixo custo são os pontos fortes para a agricultura no AP, diz empresário

Seminário organizado pelo governo do Estado trouxe dois empresários de sucesso no agronegócio para compartilhar experiências
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Chuvas abundantes, baixo custo de implantação dos projetos e a possibilidade de duas safras por ano tornam o Amapá candidatíssimo a um papel de protagonista na agricultura da Amazônia, destacou o empresário paranaense Marino José Franz. Ele foi um dos palestrantes no Seminário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Amapá, promovido nesta terça-feira (27) pelo governo do Estado.

O seminário, realizado no Palácio do Setentrião sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem parceria com a Justiça Federal, e ocorre durante um dos melhores momentos do Amapá na produção de grãos, especialmente de soja e milho, produtos que já começaram a ser exportados.

O evento reuniu estudantes, produtores, empresários e gestores. Dois empresários do agronegócio no Paraná compartilharam experiências e informações importantes.

 “Todas as características reunidas já formam um grande cenário positivo para investimento na economia local. Mas um ponto importante a ressaltar é que diante de estudos que realizamos, o Amapá possui uma área de cerrado de mais 800 mil hectares. Desse número, de acordo com que é permitido em lei, cerca de 400 mil hectares podem ser utilizados para agricultura”,  revelou Franz.

Waldez: impulsionamento virá com a conclusão da regularização fundiária. Fotos: André Rodrigues/Secom

 

Já o empresário Mário José Branch propôs a criação de um parque tecnológico que daria orientação técnica aos produtores e auxiliaria na criação de novas empresas. O parque seria composto por empresas, instituições de ensino, incubadora de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que acabam criando um ambiente favorável à inovação tecnológica.

O empresário diz que a avicultura é outro setor promissor, e que o mercado produtor se divide em dois modelos: industrial (frango comercial) e o colonial (aves rústicas ou caipiras) em pequena escala.

O governador do Amapá, Waldez Góes, garantiu que a produção do local será impulsionada com a regularização fundiária, o que vai permitir o acesso a linhas de créditos.

“Essa troca de experiências com os empreendedores de outros Estados e os nossos agricultores irá ajudar a mapear o Amapá, e as informações no contexto macro agregam de forma estratégica para que se possa trabalhar e inserir mais políticas públicas para o setor”, explicou o governador.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!