Lojistas querem retorno dos ônibus à Cândido Mendes

Classe alega que vendas podem melhorar com a medida. A CTMac chegou a instalar duas placas indicando pontos de parada
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Os lojistas da Rua Cândido Mendes, no Centro Comercial de Macapá, querem o retorno dos ônibus. Segundo os comerciantes, o movimento caiu nos últimos anos também porque os coletivos pararam de circular pelo local.  

Os ônibus trafegavam pela Cândido Mendes até meados de 2007. Mas um reordenamento no trânsito, promovido pela prefeitura, mudou o trajeto e centralizou como passagem do transporte coletivo as Ruas São José e Tiradentes.

“Muitas lojas fecharam por falta de clientes. Acreditamos que a distância dos pontos de ônibus pode ser um motivo. Queremos o retorno dos coletivos aqui na rua”, frisou o dono de uma revendedora de celular, João Gomes.

O debate de anos se intensificou em 2016. Empresários chegaram a pleitear oficialmente a volta procurando a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac).

Placa sinalizando parada de ônibus na Praça Barão do Rio Branco: CTMac aguarda posicionamento do Iphan. Fotos: Cássia Lima

A Companhia chegou a instalar duas placas sinalizando ponto de paradas de ônibus, uma em frente à Praça Barão do Rio Branco, e outra próxima da Fortaleza de São José de Macapá.

“A volta vai ajudar a movimentar o comércio naquela rua. Se você parar para analisar, hoje o comércio ali é incipiente porque fica longe dos clientes. Estamos querendo uma resposta da CTMac”, destacou o empresário Matheus Neto.

Lojistas dizem que movimento nunca mais foi o mesmo com a saída dos ônibus

Ao ser procurada sobre o assunto, a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá informou que só irá se posicionar sobre o assunto quando o estudo de viabilidade for concluído. No momento, o processo encontra-se em análise pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o trajeto passaria em frente a Fortaleza, patrimônio histórico.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!