Desvio em canal deve evitar rompimento de barragem, afirma força tarefa

Garimpo do Lourenço recebe equipe de órgãos federais e estaduais que buscam solução para situação de risco na região
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O desvio para um canal deverá ser realizado para conter o risco de rompimento da barragem Laborer, no garimpo do Lourenço, localizado no município de Calçoene, no norte do Amapá. Essa é a definição informada nesta quarta-feira (17) pela força-tarefa formada por órgãos federais e estaduais que visita a área. 

De acordo com o Governo do Estado, a medida diminuirá a pressão no local e, assim, os reparos poderão ser feitos nas bordas da barragem. As inspeções devem durar pelo menos uma semana e após o levantamento de dados, os órgãos irão emitir relatórios, apresentar conclusões e apontar quais intervenções técnicas emergenciais e corretivas deverão ser feitas no âmbito da engenharia, diretamente na estrutura da barragem.

A força-tarefa é composta por profissionais dos seguintes órgãos: Defesa Civil Estadual, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM),  Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), Polícia Federal (PF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Inspeções na área durarão cerca de uma semana, segundo Governo. Fotos: Philippe Gomes (Secom)

A Defesa Civil estadual comunicou que nos primeiros dias os trabalhos se concentraram em analisar os detalhes de cada área e emitir as providências para solucionar os problemas. Aeronaves do Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Ibama dão apoio à operação.

O governador, Waldez Góes, deverá receber após a ação um relatório final para uma solução definitiva para o risco de rompimento. Na semana passa, o chefe do executivo estadual esteve em Brasília solicitando ajuda do governo federal. A área pertence à Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço (Coogal) e nela vivem aproximadamente 6 mil pessoas. Desde dezembro a atividade de exploração de ouro está suspensa na região.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!