Faltam interessados na licitação para medicamentos contra o câncer, diz Sesa

Funcionários da Unacon voltaram a reclamar da falta de medicamentos.
Compartilhamentos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou através de nota, na sexta-feira (12), que alguns medicamentos contra o câncer continuam em falta no Amapá por causa da ausência de interessados na licitação para compra dos remédios.

Nesta semana, funcionários da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá, voltaram a reclamar da falta de medicamentos para pacientes em tratamento de câncer no estado. 

Unacon atende a pacientes com câncer no Amapá Foto: Arquivo

Em resposta, a secretaria informou que está em andamento a reposição dos remédios, e que já foi feita uma licitação para a compra dos medicamentos.

Informou ainda, que, paralelo a isso, já fez “uma compra emergencial para abastecer a Unacon, até a conclusão de outro processo licitatório que foi aberto e se encontra em andamento, para a compra de remédios oncológicos”.

De acordo com a nota, a unidade está atualmente abastecida com os seguintes medicamentos: Irinotecano, de 100 mg; Vinorelbina, Megestreol, Capecitabina, Doxorrubicina e Paclitaxiel. O Carboplatina, de 450mg, está em falta. Mas, segundo a secretaria, ele pode ser substituído pelo frasco de 150mg, que está disponível na Unacon, afirmou.

“O Trastuzumabe é fornecido pelo Ministério da Saúde, o qual só viabiliza o quantitativo, de acordo com o número de pacientes cadastrados no Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos. O Etoposídeo está em nota de empenho, mas até o momento, a empresa não entregou à Secretaria de Saúde”, informou a nota.

Conforme a Sesa, estão sendo licitados o Daunorrubicina; Vimblastina; Idroxiuréia; Bevacizumabe, de 100mg e 400mg; Nudansentrona e Pamidronato Dissódico.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!