Moradores dizem que esgoto de residencial é despejado em área de ressaca

População quer providências para a situação
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os moradores de uma área de ressaca do bairro Muca, na zona sul de Macapá, estão denunciando o que eles classificam como crime ambiental. Trata-se de um esgoto do conjunto habitacional São José, inaugurado há pouco menos de dois anos. Eles dizem que o despejo está ocorrendo dentro da região de ressaca.

Segundo os moradores, a água que passa por baixo da Passarela Tamiois começou a mudar de cor há cerca de oito meses. Eles dizem que a água do lago nunca foi limpa, mas, que era possível ver peixes por ali. Agora, afirmam, os mosquitos e as larvas tomam conta do local.

Moradores dizem que água está suja Foto: André Silva

“A água era transparente e a gente conseguia ver os peixinhos. Agora, não tem como, está terrível. O que a gente sabe é que essa água está vindo de lá [São José]. É o esgoto de lá que está sendo derramado na água. A gente acredita nisso porque não era assim e está cada vez pior”, denunciou Irani Santana, de 41 anos, moradora do local há três anos.

O garçom Eraldo Barros da Costa, de 50 anos, disse que já chegou a ver restos de fezes boiando no local. Além disso, tem os mosquitos que não dão trégua, diz.

“A gente vê tapete de carapanã aqui. Eles ficam aí durante o dia colocando larva e multiplicando, e, quando é à noite, eles invadem a casa. O fedor que sai da água é muito grande. A gente não suporta mais”, falou o garçom.

Edir Gama diz que água mudou de cor Foto: André Silva

Edir Gama, presidente da associação de moradores do bairro, disse que chegou a conversar com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que ficou de falar com a Direcional, empresa responsável pela obra, para detectar o problema. Ele reclamou da demora na resposta.

“Vamos entrar com uma ação no Ministério Público, porque até agora nada foi resolvido, antes que cause mais dano à população, porque já foram comprovados casos de malária e hepatite aqui, e, antes que se alastre uma epidemia, vamos tomar essa providência”, reclamou o presidente.

Gama levou a equipe do portal SELESNAFES.COM até o local onde seria a saída do esgoto do conjunto. A região tem duas saídas de água. Uma está na direção do conjunto, e outra parece vir de outro lugar. O local fica na Avenida Aimorés, no bairro Muca, atrás do conjunto.

A Caesa disse que vai verificar o sistema para identificar se há algum tipo de problema, especificamente nas bombas de esgoto. A questão, segundo a companhia, não compete somente à Caesa, mas também à empresa construtora do conjunto. A instituição informou que a manutenção em alguns conjuntos é compartilhada com a construtora.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!