Moradores voltam a encontrar peixes mortos em Ferreira Gomes

Peixes mortos foram achados por moradores no sábado.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Moradores do município Ferreira Gomes, a 135 quilômetros de Macapá, encontraram novamente, no sábado (17), peixes mortos na orla da cidade. O Movimento dos Atingidos por Barragens não soube calcular a quantidade, mas afirma que várias espécies morreram. É a quinta vez que o episódio acontece.

De acordo com os moradores, pela manhã, funcionários da Hidrelétrica Ferreira Gomes Energia estavam recolhendo os peixes mortos em uma embarcação. Entre as espécies, estavam tambaqui, pacu, aracu de várias espécies, acari, pescada, laquiã e tucunaré, segundo eles.

Peixes foram achados na orla do rio Foto: Arquivo Pessoal

Eneida Leal, proprietária de um bar que fica na orla da cidade, disse que ao sair para caminhar avistou vários peixes mortos boiando no rio Araguari.

“A maioria era de peixe pequeno. Eu vi uma canoa logo cedo recolhendo os peixes”, reforçou a empresária.

Moroni Atimba, do MAB, disse que nesta segunda-feira (19) vai procurar o Ministério Público para pedir providências quanto a nova mortandade. Segundo ele, desde 2010, é a quinta vez que o fato ocorre.

Várias espécies mortas foram achadas Foto: Arquivo Pessoal

“A gente vem denunciando todas estas mortandades. Foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta com a hidrelétrica, referente a compensações para a comunidade que vive do rio. Sendo que nenhum deles é beneficiado com nenhum programa pela empresa. Não concordamos com os empresários enriquecendo às custas do sofrimento da população”, protestou Moroni. 

Ele disse que a mortandade ocorre em pleno período de piracema, época em que os peixes sobem o rio para procriar.

A reportagem não conseguiu contato com a Ferreira Gomes Energia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!