Associação reage à prisão de PMs

Defesa questiona prisão preventiva, pois policiais teriam agido em legítima defesa
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A prisão de quatro policiais nesta quarta-feira (28), que participaram da ocorrência em que um bandido morreu, em uma área de pontes na zona sul de Macapá, foi criticada por uma entidade de representação da Polícia Militar.

Em nota, a Associação dos Cabos e Soldados do Amapá (ACSEAP) e a assessoria jurídica do 1º Batalhão da PM afirmam que a equipe agiu em legítima defesa tendo em vista a tentativa do infrator, Willian Natividade Vieira, de 27 anos, de atirar contra um policial.  

Willian Natividade havia sido denunciado por moradores por estar aterrorizando com arma de fogo uma área do Bairro dos Congós, no dia 22 de março. O criminoso estava fora do Iapen há oito meses e era considerado um elemento de alta periculosidade.

Willian Natividade teria tentado empunhar arma contra PM. Imagem: arquivo SN

De acordo com o relatado pela PM, Natividade teria resistido à prisão em dois momentos. Na segunda vez, quando estava na cozinha da residência com apenas um policial, enquanto o restante da equipe procurava o armamento escondido, o criminoso teria tentado empunhar uma arma que estava escondida. Foi quando o policial teria reagido.

Outro ponto questionado pela defesa é que a prisão preventiva é baseada em trechos de vídeos de origem duvidosa.

“Possivelmente foram editados/manipulados [os vídeos] sem que sequer o aparelho celular ou gravação original fossem periciados!”, diz a nota.

Os quatro policiais se apresentaram para a prisão preventiva, acompanhados do advogado do 1º BPM. Eles estão detidos no Comando Geral da PM. 

Confira abaixo, a nota na íntegra.

_________________________________________________________________________________________

 

NOTA DA ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS DO ESTADO DO AMAPÁ – ACSEAP E DA ASSESSORIA JURÍDICA DOS MILITARES DO 1BPM

ASSUNTO: PRISÃO PREVENTIVA DE 4 POLICIAIS MILITARES

Nesta quinta-feira, iniciamos o dia com a dura informação da Prisão Preventiva de 4 Policiais Militares decorrente do atendimento da ocorrência que resultou na morte do nacional William Natividade Silveira, UM CRIMINOSO DE ALTÍSSIMA PERICULOSIDADE QUE ATERRORIZAVA AOS CIDADÃOS DO BAIRRO CONGOS E ADJACENCIAS.

Nossos Policias Militares cumprem rigorosamente as normas Constitucionais e legais vigentes no país, inclusive os Tratados Internacionais de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário.

Por esse motivo, é lamentável e desnecessária a Prisão Preventiva desses 4 Policiais Militares que possuem todos os requisitos para responderem o processo em liberdade e que se colocaram a disposição da justiça para prestar toda e qualquer informação sobre a ocorrência.

Nossos Guerreiros estiveram acompanhados do Advogado Criminalista, Dr. Charlles Bordalo, que prestou todo apoio jurídico necessário e informou que os militares prestaram seus depoimentos e puderam esclarecer as possíveis dúvidas do Ministério Público.

Ressalta-se que a Prisão Preventiva foi decretada baseada em trechos de vídeos de origem duvidosa que possivelmente foram editados/manipulados sem que sequer o aparelho celular ou gravação original fossem periciados!

É importante frisar que nossos Policiais agiram no Estrito Cumprimento do Dever Legal ao atender a ocorrência e que, no interior da casa, após a tentativa de injusta agressão por parte do infrator William Natividade Silveira, não restou outra alternativa aos Policiais que não fosse se defender, agindo assim em LEGÍTIMA DEFESA.

Infelizmente nos próximos dias, devido a esta prisão desnecessária, estes Policiais Militares não estarão tirando serviço nas ruas/avenidas da cidade, quem perde com isso é a sociedade amapaense que ficará sem os serviços desses Policiais que são VERDADEIROS HERÓIS por dedicarem suas vidas diuturnamente para defender a sociedade amapaense.

Confiamos em Deus, em nosso Advogado Charlles Bordalo, no Ministério Público e na Justiça Amapaense que com certeza irão rever e revogar essa Prisão desnecessária, devolvendo assim nossos militares para os seios dos seus familiares e para a defesa diuturna da sociedade amapaense.

Atenciosamente;
Assessoria Jurídica dos Militares do 1BPM;

CB Jones Araújo.
Presidente da ACSEAP.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!