Ideia sustentável: horta comunitária

Alimentos servirão principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Compartilhamentos

DICAS HCMA, Arquitetura, Construção e Consultoria

Nas cidades, há muitas áreas sem uma destinação social, que acabam tornando-se depósitos de entulhos e focos de contaminação. Neste contexto, há uma boa ideia que poderá ser posta em prática por voluntários, para o melhor aproveitamento racional do uso de solos ociosos, voltada para a produção de alimentos que servirão principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional: a implantação da horta comunitária.

Então, voluntários, confiram os 7 passos a seguir, e, mãos à horta!

01 – Encontre um espaço

Pode ser um quintal, um telhado, um terreno baldio ou até mesmo uma praça (desde que haja autorização do órgão competente). O ideal é que o local seja ensolarado, plano e com fácil acesso à água.

Horta em espaço urbano, com união da população Foto: Divulgação

02 – Planeje sua horta

Desenhe sua horta e imagine como você gostaria que ela fosse. O espaço não é um problema, pois, se ele for grande e não tiver uma área permeável, ou seja, com terra disponível, construa canteiros com tijolos, manta impermeabilizante e, por fim, terra. Já existem também diversas soluções até mesmo para cultivar hortaliças em espaços pequenos, como as hortas verticais.

Você pode cultivar hortaliças em espaços pequenos, como as hortas verticais Foto: Divulgação

03 – Busque apoiadores

Existem diversas formas para mobilizar uma família, uma rua ou um bairro na construção de hortas comunitárias, uma delas consiste na conscientização das pessoas sobre a importância do projeto e os benefícios que a horta pode trazer a todos. Lembrando que para as administrações municipais, investir nas hortas comunitárias pode representar uma vantagem considerável no que diz respeito a limpeza de terrenos e bairros.

04 – Coloque a ideia em prática

Nesse tipo de plantação, é possível cultivar hortaliças e vegetais, como alface, tomate, rúcula, couve, espinafre, repolho, alho, rabanete, beterraba, cenoura, entre muitos outros. Em sua maioria, o cultivo destes legumes e vegetais baseia-se nos princípios de agricultura orgânica, fator que não só viabiliza o projeto a todos, como também contribui para a qualidade do alimento.

É possível cultivar hortaliças e vegetais Foto: Divulgação

05 – Cuide da sua horta

A irrigação é uma parte importante no cultivo de uma horta e o modo como essa atividade é realizada pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das hortaliças. Também é indicado utilizar adubo orgânico e, o melhor, sem custos, pois as próprias pessoas que moram próximo a horta podem reaproveitar os resíduos sólidos orgânicos que iriam para o lixo e realizar a compostagem.

06 – Dê tempo ao tempo

Entenda que cada coisa terá seu tempo para crescer. O tempo para colher um vegetal varia muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano, pela qualidade do solo, nutrientes, irrigação, eventuais pragas ou doenças e demais cuidados no cultivo. 

Horta em prática, só aguardar o tempo da colheita Foto: Divulgação

07 – Crie regras

É necessário estabelecer um planejamento com as escalas de rega da horta, bem como, quando for a época da colheita, uma ideia é montar kits para distribuir entre os interessados ou deixá-los em um local para serem retirados por quem desejar. Aqui, cabe o bom senso, instrua para que peguem somente o necessário para que todos possam usufruir dos alimentos, afinal, o sentido da horta é ser solidário.

DICA EXTRA: É possível, após cada colheita, realizar refeições comunitárias entre os moradores usando os próprios alimentos da horta. Haverá integração social e a convivência entre as pessoas se tornará mais harmoniosa.

Se a iniciativa te agrada de alguma forma, se quiser conversar sobre o assunto, tirar mais dúvidas ou começar algo com nosso apoio, é só entrar em contato:

HCMA Arquitetura, Construção e Consultoria

Av. Ernestino Borges, 886-B, próximo ao Sebrae – contatos: (96) 991788430 /981345186 /981190697

 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!