Compartilhamentos

LEONARDO MELO

A Secretaria de Saúde do Amapá diz que até o fim de abril a marcação de consultas no Hospital de Clínicas Alberto Lima estará sendo feita 100% pelo Sistema Nacional de Regulação, que funciona com as unidades municipais fazendo o agendamento pela internet. Nesta sexta-feira (9), mais de 300 pessoas amanheceram na fila do Hcal, em Macapá, para conseguir uma consulta com um reumatologista.

Luiz dos Santos, morador do Bairro Marabaixo, na zona oeste da capital, era uma dessas pessoas.

“Eu e minha esposa estamos desde as 5h. Está chovendo, mas ninguém quer arredar o pé da fila”, disse ele, que tentava marcar uma consulta com um reumatologista. O atendimento para marcação só ia começar às 7h.

A Superintendência de Atenção à Saúde, responsável pelo setor de marcação, informou que foram agendadas mais de 300 consultas, e que as filas ocorrem no período de marcação de algumas especialidades, como reumatologia. São apenas 113 especialistas de várias áreas para mais de 7,2 mil consultas por mês.

Atendimento de marcação só começaria a partir das 7h. Fotos: Luiz Silva

Além de preparar uma chamada pública para tentar contratar especialistas de outros estados, a Sesa informou que já existem dois municípios agendando consultas pela internet por meio do Sistema Nacional de Regulação, Tartarugalzinho e Amapá.

“Estamos trabalhando com os demais municípios para termos 100% de efetividade até o fim de abril”, explicou a superintendente de Atenção à Saúde, Elioneide Monteiro.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!