Santana: ano letivo inicia com escolas fechadas e “turno da fome”

Ficou para quarta-feira (21), o reinício das aulas, segundo a secretaria de Educação.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O calendário de aulas da rede municipal de Santana, segundo maior município do Amapá, segue atrasado. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação anunciou o início do ano letivo de 2018 para esta terça-feira (20), o que não ocorreu em algumas escolas. Em outras, as aulas reiniciaram, mas, não houve merenda.

Nos colégios municipais Angelo Biragui, Paraíso do Saber e Redmilson Nobre, estudantes foram pegos de surpresa com o aviso de que não haveria aula. Os pais ficaram revoltados.

“Situação delicada que vive Santana. Levei meu filho para estudar na [escola] Paraíso do Saber, e não teve aula”, reclamou Antonio Silva, autônomo.

Pais e alunos foram surpreendidos com escolas fechadas Foto: Divulgação

Na Câmara Municipal de Vereadores, alguns parlamentares criticaram a falta de planejamento da prefeitura de Santana.

“A gestão Ofirney Sadala não tem responsabilidade com a educação do nosso município, pois teve tempo suficiente para organizar o calendário letivo. Esta Casa precisa tirar a venda dos olhos e fazer o papel que o povo nos delegou nas urnas. É o futuro das nossas crianças que está em jogo”, disse o vereador Rarison Santiago.

Avisos informavam sobre nova data para início do ano letivo Foto: Divulgação

Segundo ele, nas escolas onde iniciaram as aulas, os estudantes tiveram que ser liberados às 10h, por falta de merenda escolar.

“Se não bastasse o atraso no início do ano letivo, as crianças e professores ainda têm que enfrentar o ‘turno da fome’, pois, vários estudantes tiveram de voltar mais cedo para suas casas por falta de merenda”, falou o vereador. 

A Secretaria Municipal de Educação informou que houve problemas logísticos em algumas escolas, mas que a situação será resolvida com urgência, e o ano letivo estará normal a partir de quarta-feira (21).

Escolas amanheceram de portões fechados Foto: Divulgação

Merenda Envenenada

No início do mês de março, toneladas de itens da merenda escolar foram apreendidas pela Vigilância Sanitária, com a suspeita de contaminação por fezes e veneno de ratos. Quando ocorreu o fato, o prefeito de Santana, Ofirney Sadala (PHS), exonerou o responsável pelo setor onde estava armazenada a merenda.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!