Sem vazão, água da chuva acumula e derruba portão de casa

Moradores reclamam que todos os anos durante o inverno há alagamento.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Moradores da Travessa Liberdade, localizada no Bairro Jardim Felicidade I, próximo ao horto municipal da zona norte de Macapá, reclamam que todos os anos, durante o inverno, acontece alagamento na rua onde moram.  A Secretaria Municipal de Obras (Semob) esteve no local realizando serviços para amenizar a situação, mas, a comunidade diz que não adiantou.

A Semob informou que as equipes de manutenção estiveram na manhã de quinta-feira (12), trabalhando na Rua do Horto, que influencia no acúmulo de água na Travessa Liberdade, diz órgão.

A secretaria informou que o problema não pode ser solucionado, porque uma manilha que passa dentro da casa de um morador e que é interligada à travessa, precisa ser desobstruída. E isso só pode ser feito com a autorização do proprietário da casa, que não estava no imóvel, na ocasião.

Travessa fica alagada com as chuvas Foto: Arquivo Pessoal

O bombeiro militar Dionisio Junior, de 36 anos, morador do local há doze anos, disse que quando a travessa foi asfaltada, em 2012, não foi contemplada com o serviço de drenagem de água da chuva, e, por isso, ela não possui a estrutura de uma instalação de drenagem, como, por exemplo, manilhas. (assista ao vídeo)

“A desobstrução do canal [da manilha] não vai resolver, porque essa água da travessa não escorre para o canal. Ela vai ficar acumulada aí até secar por si só”, acredita o morador.

No ano em que a rua estava sendo asfaltada, diz Junior, alguns moradores se ofereceram para ajudar nos trabalhos, mas não foram atendidos.

“A gente se dispôs a dar a mão de obra para eles colocarem essas manilhas quando a rua estava sendo asfaltada, mas, o engenheiro da obra disse que não seria necessário [colocar as manilhas]”, lembrou o morador.

Água não tem para onde escoar Foto: Arquivo Pessoal

A preocupação dele e dos vizinhos, é com as próximas chuvas, previstas para abril e maio. Durante a mais recente chuva na capital, o portão da casa dele chegou a cair, com a força da água.

“Se não chover de novo, a água vai ficar empossada até secar por completo. A situação está complica e vai ficar mais ainda porque há previsão de chuvas para os próximos dias”, lamentou o militar.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!