Investigação conclui que veterinário não praticou maus tratos contra animais

Delegacia do Meio Ambiente (Dema) encaminhou Termo Circunstanciado à Justiça
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

As investigações da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) concluíram que o veterinário Fernando Mendonça Nazaré, de 39 anos, não praticou crimes de maus-tratos contra animais. O caso ganhou repercussão após vídeos mostrarem a clínica suja de sangue. O médico chegou a ser preso no dia 18 de janeiro deste ano.

A situação ocorreu após donos de cães em tratamento arrombarem a clínica veterinária, que fica na zona sul de Macapá, e encontrarem animais mortos e sujeira de sangue no local.

De acordo com o delegado de meio ambiente, Sávio Pinto, houve uma grande confusão no momento do arrombamento. Ele ouviu o veterinário, donos de animais que frequentavam a clínica e pessoas envolvidas na situação.

“Uma clínica veterinária é o local onde existem animais doentes. Não se espera que lá estejam animais sadios, foi apurado, ouvimos pessoas e chegamos a conclusão que não há um indicativo que diga que o médico veterinário praticou o crime de maus tratos”, frisou.

Donos de animais teriam provocado grande confusão após entrarem na clínica e verem sujeira e sangue pelo chão Foto: Olho de Boto

Ele destacou ainda que o cão encontrado no local foi submetido a uma amputação, que é um termo técnico designado para definir a retirada de um órgão para salvar a vida de um animal.

“Isso é diferente de mutilação que é quando uma pessoa aplica um golpe e arranca a pata de um animal sem motivo aparente. O que acontece é que esse médico tinha o hábito de operar os animais durante a noite. É natural que ele estivesse cansado pela manhã e agisse de forma estranha com pessoas arrombando o estabelecimento dele”, defendeu.

As investigações do processo foram enviadas por meio de um termo circunstanciado para a Justiça, que pode arquivar o caso, discordar e denunciar o veterinário ou pedir maior apuração da delegacia.

Foto de capa: Cássia Lima

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!