Nível do Rio Jari volta a subir e deixa em alerta a Defesa Civil

Famílias em Laranjal do Jari ainda estão desalojadas e recebem ajuda do Estado.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O nível do Rio Jari voltou a subir com as chuvas nesta semana, atingindo a marca de 2,35 metros, na terça-feira (29). A Defesa Civil está em alerta, e segue com o monitoramento diário. Famílias em Laranjal do Jari ainda estão desalojadas e recebem ajuda do Estado.

A Defesa Civil monitora de hora em hora o nível do rio. Desde abril, a cidade ao Sul do Amapá sofre com inundações provocadas pela cheia.

“Nós continuamos fazendo o monitoramento de hora em hora. Além disso, estamos cadastrando as famílias afetadas pela cheia, que ainda não foram inseridas no banco de dados. A maioria é da cheia de abril e início de maio”, falou o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Janary Picanço.

Ruas estão alagadas na cidade Foto: Secom

Nesta quarta-feira (30), uma equipe formada por assistentes sociais da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), técnicos do Município e militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual seguirá para atender às comunidades afetadas no Água Branca do Cajari, Santarém do Cajari, Boca do Braço e Ariramba.

Até o momento, há o registro de 74 famílias desabrigadas, totalizando 311 pessoas distribuídas em três abrigos improvisados. Ainda há outras 206 famílias desalojadas, que totalizam 891 pessoas, instaladas temporariamente em casas de parentes.

Famílias desabrigadas e desalojadas recebem ajuda Foto: Secom

O governo faz a distribuição de ajuda humanitária, enviada pelo governo federal. São cestas básicas, colchões, água mineral, produtos de limpeza e de higiene e kits dormitório, que já contemplaram mais de 1.800 famílias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!