Prefeitos do AP pedirão mudança na LRF e pacto federativo a presidenciáveis

Plea primeira vez, os gestores dos 16 municípios participarão do protesto nacional
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os prefeitos dos 16 municípios do Amapá irão participar da 21ª Marcha de Prefeitos, em Brasília-DF. A principal reivindicação que os gestores têm em comum é a mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o pacto federativo. Alguns deles estiveram reunidos na sede da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap) na tarde desta sexta-feira (11).

 No fim do evento, os prefeitos apresentarão uma carta com sugestões aos candidatos a presidente da República que estiverem presentes no local. Nela, eles solicitarão: a mudança na Lei de Licitação, na Lei de Improbidade Administrativa e no Pacto Federativo

“Acabar com a improbidade por culpa, pois isso é uma agressão à Constituição. Você ter que responder por atitudes de secretários e de servidores. É um enquadramento para melhorar a eficiência da máquina hoje no Brasil. Prefeitos país afora estão com medo de agir por causa das más legislações”, protestou o presidente da Ameap e prefeito do município de Santana, Ofirney Sadala (PHS).

Prefeito Dudão: faltam recursos e sobra dificuldades. Foto: André Silva

Sadala disse também que é a primeira vez em todas as edições da marcha que todos os prefeitos do Amapá estarão presentes.

O prefeito do município de Mazagão, João da Silva Costa, o Professor Dudão (PPL), disse que tem sido difícil administrar a cidade. O gestor destacou que faltam recursos para o município aplicar nos principais pontos na administração pública, como saúde e educação. Ele promete engrossar o caldo dos que vão pedir também o aumento no Fundo de Participação dos Municípios.

Prefeito de Santana, Ofirney Sadala: gestores reivindicarão melhoria nos mecanismos de administração dos municípios. Foto: arquivo SN

“É preciso que haja uma fiscalização durante o período do mandato de cada prefeito e responsabilizar quem ocasionar a falha. A lei está tão rigorosa que os prefeitos ficam com medo de trabalhar e cometerem crime”, considerou.

O grupo de prefeitos amapaenses parte para Brasília no dia 21 de maio e ficam na capital do Brasil até o dia 24.

Foto de capa: reprodução

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!