Ação recolhe meia tonelada de resíduos da APA do Curiaú

Atividades de educação ambiental também foram promovidas na comunidade
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Um total de meia tonelada de lixo foi retirado da Área de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú, na zona norte de Macapá, após uma ação do “Junho Verde”, programação de alusão ao Dia Mundial do Mio Ambiente no Amapá.

A coleta do lixo ocorreu na quinta-feira (7) e foi coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A força-tarefa também contou com o apoio da comunidade, militares do Corpo de Bombeiros (CBM/AP), Batalhão Ambiental, integrantes da extinta Guarda Territorial e Instituto de Guardas Florestais do Amapá (IGFAP).  

Além do recolhimento dos resíduos sólidos, foi feito um trabalho de educação ambiental sobre o uso desordenado de sacolas e garrafas de plástico.

“Esse trabalho está sendo feito através de palestras educativas, para o uso de forma responsável das sacolas e garrafas de plástico, que cada vez mais estão sendo descartadas nos rios, canais e oceanos”, alertou o coordenador do Junho Verde, Patrick Farias.

Programação do Junho Verde leva educação ambiental e ações. Fotos: Iran Froes (Sema)

Farias lembra que o descarte irregular de resíduos sólidos, intensificado no período chuvoso, pode causar uma série de problemas à população,  pois, o material jogado irregularmente na rua vai para as “bocas de lobo”, de onde segue para as galerias de águas pluviais, canais e rios.

“Isso afeta a rede de drenagem e diminui a vazão de água da chuva, provocando alagamentos pela cidade”, complementou.

O evento se estende até o o sábado (9). Nesta sexta-feira (8) ocorre uma ação nos mesmos moldes na APA da Fazendinha.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!