Campanha antirrábica quer imunizar mais de 47 mil animais de Macapá

Imunização antirrábica é específica para cães e gatos a partir de dois meses de idade
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Começou pelo distrito do Pacuí a Campanha de Vacinação Antirrábica promovida pela Prefeitura de Macapá. As 24 comunidades da região vão receber a equipe de zoonoses para a administração da vacina. A ação ocorrerá na localidade até o fim de agosto e é específica para cães e gatos a partir de dois meses de idade.

A meta vacinar, até o final do ano, 38.056 cães e 9.313 gatos. O último caso registrado em Macapá foi em janeiro de 2016. De acordo com o cronograma do Programa de Controle da Raiva, depois que se encerrarem os trabalhos no Pacuí, a equipe de zoonoses passará para a região da Pedreira, onde 22 comunidades receberão a campanha.

Na capital, a campanha ocorrerá no dia 22 de setembro, mas a vacina já está disponível no Canil Municipal, onde os donos podem levar cães e gatos para receber a dose. A vacina também pode ser fornecida, no caso dos donos que têm dificuldade de transportar o animal de estimação até o canil. Para levar a vacina, o dono do animal deve ter um isopor com gelo para o armazenamento.

A doença

É uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus que se instala e se multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio por meio do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Nas áreas urbanas, tem como principal agente transmissor o cão, seguido pelo gato e que pode ser transmitida ao homem.

 

Foto de capa: Ascom/PMM

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!