Candidatos ao governo respondem perguntas dos “eleitores do futuro”

Os cinco postulantes ao Setentrião conversaram com estudantes entre 10 e 15 anos
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Na manhã desta segunda-feira (20), aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) o primeiro debate do pleito eleitoral de 2018 entre os candidatos ao governo do Estado. O evento foi destinado exclusivamente a estudantes na faixa etária de 10 a 15 anos (algumas exceções de 16), de escolas públicas e privadas vinculadas ao “Programa Eleitor do Futuro”, da Justiça Eleitoral.

Cerca de 200 alunos de 19 escolas da rede pública estadual, municipal e da rede particular, participaram juntamente com os candidatos: Antônio Cirilo (PSL), Davi Alcolumbre (DEM), Gianfranco Gusmão (PSTU), João Capiberibe (PSB) e Waldez Góes (PDT).

Evelyn Marques: pergunta sobre a violência. Fotos: Rodrigo Indinho

O debate teve uma metodologia diferente dos tradicionais debates onde os candidatos trocam argumentos e ideias. Neste, eles recebem perguntas dos alunos e expuseram suas propostas. Como foi no caso da aluna Evelyn Marques, de 11 anos, do 6° ano da Escola Estadual Edgar Lino, que fez sua pergunta relacionada a um assunto polêmico.

“Minha pergunta foi relacionada a violência, que é o mal que assola a sociedade. Inclusive, nossa escola está esquecida e, sem ações e opções, tem jovem que vai pro mundo da criminalidade! Aqui podemos expor nossas opiniões e escutar propostas, então é muito importante esse tipo de evento para os jovens”, disse a aluna.

Desembargador João Lages: jovens engajados e conscientes

O debate foi dividido em quatro blocos de perguntas realizadas pelos eleitores do futuro e finalizou com as considerações finais de cada candidato. O mediador foi o desembargador João Guilherme Lages, que em 2003 participou do início deste programa.

“É gratificante ver esse projeto que começou em 2003, e hoje, em 2018, vemos esses eleitores do futuro engajados, recebendo a orientação da real importância para um processo democrático dessa livre manifestação do pensamento e do voto do eleitor. Agradecemos ainda aos candidatos pela presença e pelo debate de alto nível sem demérito a ninguém e de propostas e defesa de planos de governo”, ponderou o mediador.

Jovens de escolas públicas e particulares participaram do evento

O Programa Eleitor do Futuro, é uma iniciativa da Justiça Eleitoral que tem como principal finalidade investir na educação, com vistas a ampliar, capacitar, mobilizar o contingente de jovens eleitores do país, buscando o exercício livre e consciente do direito de votar, ressaltando sua importância como instrumento de garantia de cidadania.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!