IBGE vai mapear quilombos, aldeias e reservas extrativistas

Quilombo do Curiaú será um dos primeiros a receber o teste, que vai aferir diversos aspectos do questionário do Censo 2020, em especial perguntas sobre identificação étnico-racial
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira (20) os primeiros testes com o questionário temático do Censo 2020, que traz novidades. Nesta edição, o instituto pretende coletar dados específicos sobre as populações tradicionais, como extrativistas, indígenas, quilombolas e outras comunidades. As pesquisas-testes prosseguem até o dia 6 de setembro.

Além do Amapá, a aplicação do questionário ocorrerá em outros 11 Estados: Acre, Rondônia, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

No Amapá, os questionários serão aplicados na Terra Indígena Waiãpi, no município de Serra do Navio; no quilombo do Curiaú, comunidade extrativista de Carapanatuba, Santo Antônio e Lontra da Pedreira, todas na zona rural de Macapá.

Esta primeira atividade vai aferir diversos aspectos do questionário do Censo 2020, em especial sobre a identificação étnico-racial. Esse bloco de perguntas é espacialmente controlado, e sua aplicação é restrita às áreas indígenas e quilombolas.

Além do refinamento da identificação de povos indígenas, o Censo 2020 pretende incluir as comunidades quilombolas, através de uma questão de pertencimento específica, que será testada nesta fase piloto.

Durante o teste, também serão observados aspectos do entorno dos agrupamentos indígenas e as características geográficas das áreas visitadas. Essas informações serão consolidadas na base territorial do Censo 2020, que serve de orientação aos recenseadores.

O teste é orientado pelo Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais, integrado por servidores do IBGE lotados no Rio de Janeiro, Roraima e Maranhão.

Foto de capa: Divulgação

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!