“Viramos mães e pessoas melhores”, diz doadora de leite em exposição

Índice de mães que amamentam de acordo com o período recomendado é baixo no AP, segundo conselheira
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

O Banco de Leite Humano (BLH) realizou na tarde desta quarta-feira (15) o evento “Exposição de Fotos e Conscientização sobre a Amamentação”, em um shopping na zona sul de Macapá. A campanha faz parte da programação do “Agosto Dourado”, mês que incentiva a amamentação.

Com o tema da campanha de 2018 “Aleitamento Materno: A base da vida”, foram expostas fotos feitas com as mães de bebês que estão internados na UTI neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia ou que frequentam o Banco de Leite em busca de informações ou apenas como doadoras.

“Infelizmente, no nosso Estado ainda há um índice baixo de mulheres que amamentam até o 6 meses e com complementação até os dois anos. No Amapá, as mães amamentam até 3 meses no máximo. Chegar ao sexto mês não é uma cosia que prevaleça e retrato disso é que ainda temos um índice de mortalidade no primeiro ano de vida alto. Muitos tabus levam a mulher a não amamentar a criança”, alertou a conselheira em aleitamento materno do BLH, Andréa Torres. 

Andréa: campanha busca alertar sobre importância do aleitamento. Fotos; Rodrigo Indinho

 

Exposição mostra momentos de alegria entre mães e filhos no momento da amamentação

A equipe multidisciplinar do Banco de Leite Humano esteve presente para distribuir informativos e cadastrar as interessadas em se tornar doadores de leite. O leite doado é usado para alimentar os recém-nascidos internados na UTI neonatal ou na Unidade Canguru que precisam ganhar peso.

“É uma grande responsabilidade, pois o leite materno é fundamental para o desenvolvimento da criança, evita doenças aumentando a imunidade e a gente ajuda para que a criança não fique sem leite e aprende a ser mãe. Para quem tem medo, tenham certeza que receberão todas as orientações e serão pessoas e mães melhores depois das doações”, disse Desirée Lima, 32 anos, que já foi doadora e é mãe de duas meninas.

Shopping da zona sul é local do evento de conscientização

A exposição segue para outros locais durante a programação do Agosto Dourado. Para tirar qualquer dúvida e obter orientações, as mães podem procurar o Banco de de Leite Humano, que funciona 24h, ao lado da Maternidade Mãe Luzia, no Centro de Macapá.

Foto de capa: Rodrigo Indinho

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!