Após assaltos, Setap promete câmeras em todos os ônibus até dezembro

Em quatro dias, três ônibus foram assaltados em Macapá
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Depois da onda de assaltos a ônibus em Macapá, o Sindicato das Empresas de Transportes Públicos (Setap) informou que até dezembro deste ano conclui a instalação de câmeras de segurança nos veículos. Segundo a entidade, cerca de 70% dos ônibus já têm o “botão do pânico”, dispositivo acionado caso o motorista observe atitude suspeita de passageiros.

O sindicato informou que a instalação dos equipamentos de segurança vem acontecendo desde o início do ano, quando o número de ocorrências de assaltos aumentou. Artur Sotão, diretor de bilhetagem do Setap, disse que a dificuldade para conclusão do serviço é a escolha da tecnologia usada na transmissão dos dados.

Ele explicou que os equipamentos atuais fazem a transmissão das imagens para os computadores da garagem por meio de chip, o que onera e atrasa o serviço. A solução, segundo ele, foi adquirir equipamentos que façam a transmissão por meio da internet.

“Hoje, o sistema que as empresas têm, as informações são gravadas no chip e quando chegam a garagem, eles fazem a troca do chip, e, com isso, a gente perde muito tempo e a manutenção é muito onerosa”, falou o diretor

Sotão informou também que a maioria dos coletivos está equipado com o botão do pânico, que, segundo ele, já é utilizado. O sistema consiste em o motorista acionar o botão, em seguida o equipamento emite um sinal ao Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), que verifica uma viatura mais próxima deste veiculo e a encaminha para o local.

Diretor de bilhetagem do Setap, Artur Sotão Fotos: Arquivo

“Já teve casos de o motorista identificar a atitude de algumas pessoas e acionar o botão, e a polícia chegar em tempo hábil. A polícia chegou e prendeu o homem que estava armado pronto para praticar o crime”, disse Sotão.

A Polícia Militar informou que esse tipo de ocorrência vem diminuindo desde julho deste ano. Em junho, segundo registros do Ciodes, foram 14 roubos a coletivos; em julho, esse número caiu para 7; e, em agosto, para 4 ocorrências. 

A PM diz que realiza diariamente estratégias definidas pela corporação, como a operação “Ônibus Seguro”, em bairros das zonas norte e sul da capital. O trabalho consiste em rondas e abordagem a pessoas.

Desde a última sexta-feira (14), três coletivos já foram roubados. A mais recente ocorrência aconteceu na segunda-feira (17). Na sexta-feira (14), passageiros de um ônibus pularam para fora do veículo em movimento, para fugir de um assalto. A cena foi registrada por câmeras de um circuito interno de segurança. (veja abaixo)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!