Bebê com tumor no cérebro aguarda transferência para cirurgia no PA

Família pede que procedimento ocorra logo, antes que piore o quadro da menina.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Uma criança de nove meses que tem um tumor no cérebro está internada há mais de 120 dias no Hospital da Criança e Adolescente, em Macapá. Segundo a família, o procedimento cirúrgico que iria acontecer em um hospital privado na capital, foi adiado no mês passado.

Evelim Pimentel Brandão não tinha nenhum problema físico aparente quando nasceu, segundo a família, que conta que quando a menina completou dois meses de vida, começou a apresentar convulsões. Após alguns exames, os médicos descobriram que Evelim tem um tumor no cérebro.

“Quando eles descobriram, falaram que iam dar jeito, mas, até agora, nada. Eles disseram que ela seria operada no São Camilo, há um mês. A minha mulher disse para eu ir a secretaria de Saúde. Lá, eles me disseram que a minha filha vai viajar, mas, não disseram quando”, falou Benedito Brandão Monteiro, de 37 anos, pai da criança.

Benedito Brandão Monteiro, pai da criança Fotos: André Silva

Além de Evelim, o casal tem outros dois filhos. Benedito disse que não aguenta mais ver a situação da filha, sem solução.

“O que eu quero é que eles ajudem a minha filha. Nós não temos condições. Se for para levar ela para outro lugar, que eles nos digam logo, antes que seja tarde. Minha filha morre um pouco todos os dias”, lamentou o pai.

A Sesa informou por meio de nota que a criança está internada há 30 dias e não há 120, como dizem os pais, na sala de agravos do Hospital da Criança, e que a cirurgia para remoção do tumor é de alto risco, por isso o procedimento não é realizado no Amapá.

Disse também que a menina terá que ser transferida para Belém (PA), por meio do Programa Fora de Domicílio (TFD).

“Os documentos da paciente já foram encaminhados para o TFD, que aguarda a confirmação da data pelo hospital de Belém para poder emitir as passagens áreas.  Enquanto isso, a criança está recebendo todo o apoio e assistência médica dentro do HCA”, diz a nota.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!