Moradores impedem incêndio em barracão na Cidade do Samba

Fogo teria sido provocado por suposta usuária de drogas que saiu do local momentos antes
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A vizinhança do entorno de barracões de escolas de samba de Macapá, na zona sul da capital, impediram que todos os objetos de dentro de um dos espaços fossem completamente destruídos pelas chamas.

Testemunhas dizem ter visto uma mulher saindo correndo de dentro de um dos galpões no início da tarde desta sexta-feira (5), e depois disso teria começado a fumaça.

Leonardo Rangel Martins, de 20 anos, trabalha com o pai em uma oficina em frente aos barracões. Ele disse que, por volta das 14h, viu a mulher sair correndo de dentro do barracão da escola de samba Maracatu da Favela, mas nem desconfiou do que poderia estar acontecendo. Ele e o pai usaram um extintor da oficina para apagar as chamas.

“Tinha uma moça aí dentro tacando fogo e quando ela viu a gente correu. Ela sempre passa por aqui. Acho que é uma dependente”, frisou o mecânico.

Espaço abandonado serve de abrigo para usuários de drogas. Fotos: André Silva

Dentro do barracão, a cena é de abandono e destruição. O forro de todas as salas de dentro do local foram retirados ou queimados. Segundo Leonardo, os incêndio são constantes ali.

“Qualquer hora dessas o fogo pega em tudo e não vai ter mais jeito”, lamentou o jovem.

Moradores acreditam que projetos sociais poderiam ser desenvolvidos no lugar

Andréia Pantoja, de 44 anos, que mora no Bairro Zerão, próximo do local, lamenta ver o espaço fechado já que, na opinião dela, poderia estar sendo usado por projetos sociais.

“Isso aqui é um desperdício. Ao invés dele ficar se estragando poderia esta sendo usado por outra coisa que trouxesse beneficio para a população né?!”, reclamou.

Fogo foi controlado rapidamente. Fumaça chamou atenção da vizinhança

   

Alem da destruição dos forros, os vândalos abriram buraco nas paredes da lateral do galpão, que dá acesso a outros barracos.

Apenas dois barracões da Cidade do Samba estão com as portas intactas. Elas passam o dia todo abertas sem nenhum tipo de segurança, o que deixa o local vulnerável à entrada de pessoas mal intencionadas.

Desfile no sambódromo não ocorrer desde 2016

A reportagem tentou contato com o presidente da escola de Samba Maracatu da Favela, para falar sobre a segurança do local, mas não teve retorno.

Outros carnavais

Desde 2016, as agremiações não realizam o tradicional desfile em Macapá. Este ano a Liga das Escolas de Samba já acenou que há possibilidades de o evento acontecer em 2019.

Os cinco galpões foram construídos para abrigar as escolas de samba do grupo especial do Carnaval de Macapá. A construção foi entregue em 2011 e custou R$ 10 milhões.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!