MP confirma falta de estrutura em Centro de Atendimento ao Surdo

Centro funciona no mesmo prédio que outro departamento da Seed
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Falta estrutura e profissionais para o desenvolvimento das atividades do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS). É o que constatou o Ministério Público do Amapá (MP-AP), após inspeção no espaço no último dia 4, comandada pela promotora de Justiça Fábia Nilce, que responde pela Promotoria de Defesa dos Direitos Constitucionais (PJDC). Foi aberto procedimento sobre o caso.

Entre a demanda de profissionais confirmadas pelo MP, está a de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além da falta de profissionais, MP constatou falta de condições de acessibilidade. Fotos: ascom MP

Criado em 2006, o CAS tem o objetivo de ofertar formação continuada aos educadores que possuem alunos surdos e com deficiência auditiva. O centro funciona em um prédio alugado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), ao custo de R$ 250 mil anuais. No mesmo local também foi instalado o Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação.

“Não tem central de ar nas salas e é impossível trabalhar com esse calor. As questões de acessibilidade são pouco respeitadas, com apenas um banheiro adaptado; o local é insalubre, sujo, sem garagem, não tem internet e nas paredes de gesso não se pode colocar um único quadro ou cartaz. Falta ainda material didático e não há segurança, tanto que o prédio já foi assaltado, porque não existe qualquer controle na entrada”, relatou a promotora de Justiça Fábia Nilce.

Em diálogo com o MP, a Seed prometeu ajustes

Para dar encaminhamento, o MP-AP reuniu com dirigentes da Seed e do CAS, a fim de encontrar uma solução administrativa que agilize os reparos e adequações necessários ao funcionamento efetivo do Centro. A secretária adjunta de Gestão de Pessoa da S, Neirian Quadros disse que no prazo de 20 dias as atividades no Centro serão retomadas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!