Pesquisa Fecomércio: 74% dos amapaenses comprará presentes de Natal

Centro comercial de Macapá continua sendo principal destino para compras
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

O gasto médio com presentes no Natal deste ano em Macapá será de R$ 115. O valor é maior que o de R$ 112 apurado ano passado, segundo pesquisa de intenção de compras feita na capital pela Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP).

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC) realizou o levantamento no período de 22 a 26 novembro. Os entrevistados, 380 consumidores e cerca de 20 empresários, responderam a questões como o valor que pretendem gastar, itens de maior procura, forma de pagamento, entre outras questões.

Erick Rocha (IPDC): mesmo pagando dívidas, consumidor deverá comprar presentes Fotos: Rodrigo Indinho

A pesquisa apontou que 74% da população Macapaense pretende ir às compras neste Natal. A intenção se repete pelo terceiro ano consecutivo.

O centro comercial será o principal destino de compras dos consumidores, com 60% e os shoppings com (21%). Os setores mais procurados devem ser o de brinquedos (43%); vestuário (28%); calçados, bolsas, e carteiras (18%); perfumaria (15%) e celulares (13%).

Expectativa é de crescimento da economia no período do fim de ano

A compra à vista com dinheiro ou cartão de débito deve ser a forma de pagamento mais utilizada no Natal, com 74% da preferência dos consumidores; (23%) dos entrevistados irão optar por compras parceladas no cartão de crédito; e (3%) em carnês/crediário ou boleto.

Conforme a Fecomércio, este Natal deverá ser de saldo positivo, depois de dois anos de recessão econômica. Para a instituição, o início da retomada do emprego, os juros menores, que aumentam o acesso ao crédito, e a queda na inflação devem refletir no volume de vendas em Macapá.

“É um resultado bastante favorável para o comércio local; é a data mais esperada pelo comércio, mesmo com as dificuldades o consumidor está disposto a gastar. Acreditamos que o consumidor que irá usar seu excedente e o 13° salário para quitar suas dívidas, guardará um pouco para comprar e presentear quem tanto gosta”, disse o diretor técnico do IPDC, Erick Rocha.

Macapaense vai às compras, preferencialmente,…

 

… no centro comercial

13° Salário

Na pesquisa, 45% dos entrevistados que terão direito ao 13° salário declararam que vão utilizar o benefício para quitar dívidas; 18% vai poupar; 15% pretende comprar presentes; 12% gastará com moradia (construção e reformas); e 9% vai usar com viagens.

Confiança do empresariado

Dos empresários, 74% estão otimistas com as vendas e que serão melhores que em 2017; 19% acreditam que será igual; e 6% estão pessimistas.

Expectativa por contratações temporárias é marca desse período do ano, aponta a Fecomércio

Contratações temporárias

45% dos empresários revelou que pretende contratar ou já contratou para o período de festas de final de ano; 35% não vão contratar e 19% dos empreendedores poderá contratar conforme o movimento.

Em média serão contratados de duas a três pessoas, um incremento de aproximadamente 2,3 mil postos temporários.

Horário diferenciado no período natalino

Durante o mês de dezembro, o comércio e os shoppings funcionarão com o horário diferenciado. Os consumidores devem ficar atentos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!