Campanha quer compensar queda de 30% no estoque de sangue

Instituto funcionará em horário normal na véspera de Ano Novo, de 7h30 às 12h.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Com o objetivo de conscientizar a população no período de festas de fim de ano, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciou a campanha “Seja você o melhor presente. Doe Sangue”.

O fluxo de doadores diminui bastante nesta época do ano, quando há uma queda de 30% no estoque de bolsas de sangue. Isto é, o quantitativo de bolsas costuma cair de 100 para 70 doações diárias.

A campanha consiste em acionar pessoas já cadastradas no instituto por ligação telefônica. Novos doadores serão captados através da divulgação da campanha na mídia.

Segundo o diretor-presidente do Hemoap, Sávio Guerreiro, além das festas de fim de ano, outros fatores que contribuem para a redução das doações, é o período de chuvas e férias escolares.

“Com o clima e diversas formas de entretenimento, temos poucas pessoas que procuram a unidade”, constatou.

Doadores

O doador de sangue não deve ingerir comidas gordurosas e bebidas alcoólicas nas 24 horas antecedentes à doação. Duas horas antes e depois também não é recomendado fumar. Também é necessário que a pessoa tenha dormido, no mínimo, 6 horas. E no dia de doar sangue esteja bem alimentado e com o peso acima de 50kg.

A idade recomendada para doar sangue pela primeira vez é de 16 a 60 anos, no caso de menores de idade é primordial que estejam acompanhados dos responsáveis. Após tornar-se um doador de sangue, a pessoa poderá fazer este ato até os 69 anos de idade.

Além dessas recomendações, as pessoas recebem orientação nutricional para saber qual a forma certa de se alimentar e cuidar da própria saúde, além de outras assistências que vão detectar se a pessoa está apta para ser tornar um doador de sangue.

O horário de funcionamento do Hemoap para doação de sangue é de 7h30 até as 12h de segunda a sexta-feira. Nos dias 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano Novo, respectivamente, o instituto terá funcionamento normal.

Foto: Ascom/GEA

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!