MP: Ivana Cei é a mais votada, mas Márcio Augusto é o favorito

Escolha do novo procurador chefe do MP do Amapá será do governador Waldez Góes
Compartilhamentos

SELES NAFES

A promotora de Justiça Ivana Cei foi a mais votada para assumir o comando do Ministério Público do Amapá (MP-AP) pelos próximos dois anos, em eleição interna realizada nesta sexta-feira (7). Apesar disso, a tendência é de que o governador Waldez Góes (PDT) decida pela permanência do atual procurador-geral, Márcio Augusto Alves, o segundo mais votado.

Ivana Cei teve 66 votos contra 53 do procurador. Era para ser uma lista tríplice, mas o promotor de Justiça Afonso Guimarães desistiu de concorrer na última hora.

Guimarães comanda uma força tarefa especial debruçada há anos sobre inquéritos e provas recolhidas de operações contra políticos corruptos, como a Eclésia e a Rescisória, ambas deflagradas na Assembleia Legislativa do Estado.

A escolha dos candidatos a procurador ocorreu por votação eletrônica num sistema de intranet criado pelo próprio MP chamado de “Votus”. O link com acesso à urna virtual foi enviado para o e-mail de cada um dos 82 promotores e procuradores de Justiça nesta sexta-feira. Para votar, bastava usar a senha e o login normalmente utilizados para acessar qualquer computador do MP.

Dezembro de 2016: Waldez escolha Márcio Augusto pela terceira vez. Foto: Arquivo/SN

Apesar da comissão eleitoral ter informado que o voto é obrigatório, conforme determinado por lei, um membro do MP não fez sua escolha.

O governador Waldez Góes tem 30 dias para definir na lista quem será o novo procurador. Em dezembro de 2016, a disputa recaiu foi novamente entre Ivana Cei, Márcio Augusto Alves e Afonso Guimarães.

Na época, Ivana Cei e Márcio Augusto empataram em primeiro lugar, mas a escolha de Waldez foi novamente pelo procurador, que passou a dirigir o MP pela terceira vez. Ele já tinha chefiado entre 2003 e 2007, durante o primeiro mandato de Waldez.

Ivana Cei dirigiu o MP também por duas vezes, escolhida pelo então governador Camilo Capiberibe (PSB).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!