Seis municípios concentram 85% dos casos de malária no Amapá

Mosquiteiros banhados com inseticida serão distribuídos Mazagão, Santana, Porto Grande, Pedra Branca, Oiapoque e Serra do Navio
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Técnicos da Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) irão distribuir mais de 50 mil mosquiteiros impregnados com inseticida contra o mosquito anofelino, transmissor da malária. A prioridade será para os municípios com os maiores índices.

Ao todo, o governo do Estado já recebeu três lotes com mosquiteiros que serão levados a partir de janeiro para Mazagão, Santana, Porto Grande, Pedra Branca, Oiapoque e Serra do Navio.

50 mi mosquiteiros serão distribuídos. Fotos: Nathan Zahlouth

“Esses mosquiteiros têm a durabilidade de cinco anos e precisam ser lavados de três em três meses, de preferência com sabão neutro, para que o inseticida seja reativado”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia.  

Os municípios escolhidos representam 85% dos casos registrados.

“Os mosquiteiros impregnados com inseticidas farão um controle eficaz (…) inviabilizando a transmissão intradomiciliar da doença. Esse tipo de transmissão é responsável, hoje, por aproximadamente 90% dos casos no Estado”, informou o diretor-executivo da SVS, Emanoel Bentes.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!