Ossada da baleia jubarte será estudada e exposta em Macapá

Pesquisadores começaram na semana passada o trabalho de retirada do esqueleto da Ilha Vitória
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A ossada da baleia da espécie jubarte, encontrada em dezembro do ano passado em uma comunidade do Arquipélago do Bailique, no Amapá, será transportada de balsa para a capital do Estado, Macapá, para estudos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

Além da pesquisa, futuramente, o esqueleto do animal, que pesa mais de uma tonelada, deverá ir à exposição, no Museu Sacaca, na capital.

Mamífero foi encontrado em dezembro em arquipélago do AP, já em estado de decomposição Foto: Batalhão Ambiental

No país, somente quatro museus possuem esse tipo de acervo. Na costa norte do Brasil, só existe o registro de encalhe de baleias jubarte nos Estados do Maranhão e Pará e, agora no Amapá.

Pesquisadores do Iepa e do Instituto Mamirauá estiveram na Ilha Vitória na última sexta-feira (4) para começar o trabalho de retirada do esqueleto do local. Policiais do Batalhão Ambiental da PM e moradores prestaram apoio. 

Ossada será levada de balsa até a capital Foto: Batalhão Ambiental

 Apesar dos esforços para coletar informações sobre a baleia, os pesquisadores afirmam que não será possível definir a causa da morte, por exemplo.

“É o primeiro registro de encalhe da espécie de baleia jubarte no Amapá, mas como o animal foi encontrado em uma área remota e o estado de decomposição já estava muita avançado, só foi possível encontrar tecidos para estudos genéticos, o que possibilitará descobrirmos se era macho ou fêmea e saber se o animal pertence ao grupo recorrente nas águas do hemisfério sul ou norte”, explicou a bióloga Daniele Lima, do Instituto Mamirauá (AM).

Foto de capa: Batalhão Ambiental

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!