Canais resistem à chuva e maré alta, mas despejo de lixo não dá trégua

Equipes retiraram mais de 600 toneladas de lixo de dentro dos canais do Beirol e Muca
Compartilhamentos

Por REDAÇÃO

Os canais de Macapá têm passado por testes de drenagem em nível máximo nos últimos dois dias por causa da chuva somada aos picos de maré alta do Rio Amazonas. No entanto, moradores continuam despejando lixo e dando muito trabalho para as equipes da prefeitura.

Apesar da chuva, os funcionários têm trabalhado normalmente e chegaram a retirar mais 640 toneladas de resíduos dos canais do Beirol e do Muca, bairros da zona sul de Macapá. Galerias da Avenida Cora de Carvalho, outro ponto crônico de alagamentos de Macapá, também receberam o mesmo trabalho.

A limpeza está sendo realizada por equipes das secretarias de Obras (Semob) e de Manutenção Urbanística (Semur).

Moradores têm sentido os efeitos positivos do trabalho.

“Quando vi a prefeitura limpando as galerias, fiquei muito feliz. Hoje o resultado apareceu, em pouco tempo a água sumiu, não ficou mais acumulada. Antes ficava até três dias e a gente nem podia sair de casa”, comentou a aposentada Deonísia Freitas, de 72 anos, moradora da Avenida Cora de Carvalho há mais de 50 anos.

Máquinas da Semob dragam lixo do canal. Fotos: Ascom/PMM

640 toneladas em dois dias

“Houve por um curto período de tempo o acúmulo de água em algumas vias, devido à chuva forte coincidir com a maré alta, que hoje (segunda) mediu cerca de 3,2 metros. Mas em 20 minutos após o início da baixa maré, a água foi toda drenada”, confirmou o secretário de Obras, David Covre.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!