Cursos profissionalizantes ajudam mulheres do “Ambrósio” a restaurar famílias

Iniciativa de uma promotora de Justiça ganhou o apoio de parceiros como a Amcel
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

Uma iniciativa do Ministério Público e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), com apoio da Amcel, está mudando a vida de famílias de uma das comunidades mais violentas do município de Santana, cidade a 17 km de Macapá. Depois dos cursos de biojoias e acessórios em couro, mulheres da Baixada do Ambrósio, na Área Portuária, aprenderam os segredos da maquiagem profissional.

O curso de “make-up” encerrou na última terça-feira (26). Já o curso de biojoias e acessórios foi realizado em novembro do ano passado.

“Um curso profissionalizante faz a mulher entender que ela pode mudar a sua vida, suas relações e ter uma vida diferente. Ela entende que não vai precisar esperar um milagre para sair da paralisia”, explica a promotora de Justiça, Sílvia Canela.

Os cursos profissionalizantes para mulheres da Baixada do Ambrósio também fazem parte das chamadas “Práticas Restaurativas”, conjunto de estratégias consideradas importantes na proteção das famílias, e que a promotora de Justiça Sílvia Canela decidiu desenvolver com a comunidade.

“A gente ensina ferramentas para que as famílias possam aprender a construir relacionamentos saudáveis, fortalecer os vínculos e restaurar relações que estejam com alguma dificuldade”, explica a promotora.

Os cursos profissionalizantes também são essenciais nesse processo.

“Essas mulheres estão conseguindo caminhar de uma forma diferente. Algumas estão trabalhando, depois dos cursos, e outras até conseguiram trabalhar em ramos diferentes. Os líderes comunitários fizeram os cursos e estão fazendo círculos dentro da comunidade”, explica.

Mulheres do Ambrósio têm mais uma alternativa de renda

Promotora Sílvia Canela no curso…

…e conversando com voluntários

A realização dos cursos só é possível graças a parceiros como a Amcel, que fornece todo o material didático e matéria-prima utilizada nas aulas práticas.

“A Amcel apoia esse projeto porque é sério, transparente, e resgata a autoestima com empoderamento dessas pessoas. É muito fácil apontar defeitos, problemas, mas com essa atitude a gente está trabalhando na mitigação desses problemas. Todos ganham”, justifica a chefe de relações públicas da Amcel, Heloísa Melém.

Outra iniciativa nas Práticas Restaurativas gerou uma parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá, que está transformando as crianças do Ambrósio em agentes ambientais mirins. Meninos e meninas participam de oficinas e de várias atividades.  

Coordenadoras e apoiadoras dos cursos profissionalizantes

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!