Cemitério tradicional de Macapá é alvo de ladrões de túmulos

Testemunhas relatam a presença de usuários de drogas no local
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

A falta vigilância e do controle de entrada no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, localizado no Centro de Macapá, tem facilitado a prática de vandalismo no local. Neste feriado de Páscoa, cerca de dez sepulturas foram violadas.

Segundo informações de trabalhadores, usuários de drogas estão invadindo o cemitério para subtrair peças de bronze dos túmulos da quadra 1.

Fragmentos e pedaços inteiros de lápides foram levados por vândalos. Fotos; Rodrigo Indinho

Nesta segunda-feira (22), ainda era possível ver pedaços de mármore pelo chão e crucifixos saqueados. Não foi informado se ossos foram levados.

De acordo com a administração, cerca de quatro pessoas se revezam na vigilância do cemitério, porém, neste feriado o trabalho não foi realizado.

Bronze de algumas sepulturas também foi levado

Procurada pela reportagem para saber da falta de vigilância, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) informou que a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar fazem rondas diárias nos cemitérios, inclusive durante a noite, e que não foi informada sobre o caso.

“A Semur ainda não foi acionada sobre este caso, no entanto já está averiguando e tomará novas providências para resguardar as sepulturas e evitar qualquer tipo de vandalismo”, informou a assessoria de comunicação.

Apesar da ronda policial, ausência de vigilância nas dependências do cemitério pode ter facilitado a ação

A pasta ressaltou, que além do boletim de ocorrência, as famílias precisam ir até a secretaria, na Avenida Maria Quitéria, 317, no Bairro do Trem, para formalizar as resoluções necessárias para o caso.

“A Semur está indignada com o episódio, mas vale lembrar que é um problema de Segurança Pública”, finalizou.

Durante a reportagem nenhum familiar das pessoas que tiveram o túmulo violado esteve no cemitério.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!