Marinha anuncia estudos para aumentar calado dos navios que cruzam a Barra Norte

Quando implementada, a medida proporcionará uma maior capacidade de carga nos embarques e desembarques dos portos amapaenses.
Compartilhamentos

Por DA REDAÇÃO

A Marinha do Brasil está elaborando um estudo técnico para permitir o aumento do calado – altura do casco que fica submersa – dos navios que aportam nos terminais do Amapá. Quando implementada, a medida proporcionará uma maior capacidade de carga nos embarques e desembarques dos portos amapaenses.

A notícia foi anunciada, nesta terça-feira (23), pelo comandante da Marinha, almirante Ilkes Barbosa Júnior, durante reunião com o presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Os senadores Lucas Barreto (PSD-AP) e Luiz do Carmo (MDB-GO) também participaram da audiência.

Encontro ocorreu nesta terça-feira, no gabinete de Davi, em BSB. Fotos: Ascom/Senado

Segundo o comandante, o aumento do calado se dará por meio de uma técnica de navegação chamada lama fluída – solução mais barata que a dragagem, normalmente usada no Brasil.

“Cada centímetro a mais de calado para os navios significa maior quantidade de carga transportada”, explicou o almirante.

Para isto, a Marinha vai realizar um workshop sobre o tema, nos dias 18 e 19 de julho, em Macapá. Segundo Ilkes, a mudança nos navios interfere na segurança da navegação e na prevenção ambiental.

No encontro, Davi afirmou que será instalada, em maio, a Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante. O grupo reunirá deputados e senadores que desejam contribuir com as atividades do setor náutico civil brasileiro, com debates relativos aos terminais, portos marítimos e aquaviários, e hidrovias.

Segundo o presidente do Senado, com esse dispositivo, o Congresso Nacional reforçará sua contribuição para o desenvolvimento da Marinha brasileira.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!