Ela vai viver

Menina de 7 anos, que tem tumor no cérebro, passará por cirurgia em hospital particular do Paraná
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Quem olha para Mabelle Josielle, de apenas 7 anos, nem imagina que ela tem um tumor cerebral e corre um grande risco. Depois de muita tentativa, a Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) não estava conseguindo vaga em hospitais públicos de outros estados. Ontem (29) veio a boa notícia: graças a uma articulação da ONG Carlos Daniel, a menina será operada.

A cirurgia será num hospital privado em Curitiba (PR). Agora, ela precisa de malas, roupas de frio e ajuda para se manter durante o tratamento.

O drama da criança começou com fortes dores na cabeça. Há cerca de 2 meses, os pais Walker Vales e Matielle Jaciane, tiveram que fazer uma campanha para conseguir recursos que custeassem uma ressonância magnética do crânio. O exame atestou uma lesão na “região da pineal”.

“Infelizmente, o Estado deu uma resposta negativa de conseguir a vaga, houve tentativa em outros centros, mas as respostas são de que o Amapá não possui pactuações (acordos). O único Estado que possui pactuação com o Amapá é o Pará, mas o hospital está superlotado. Teríamos que aguardar por tempo indeterminado e correr o risco de perder nossa filha”, contou o pai, Walker Vales.

Sabendo que o tumor da menina não para de crescer, a família procurou desesperadamente a ONG Carlos Daniel na fé de conseguir ajuda para salvar a criança.

“Liguei para um outro pai, o Rafael Gomes, que a filha dele passou pela mesma situação de orientação e conseguiu uma vaga no INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) e deu tudo certo. Na hora ligamos para a diretora executiva Regina Ramina. Tudo foi encaminhado através da ONG e aguardamos uma resposta do dono (do hospital)”, lembra o presidente da ONG, Agenilson Pereira.

O pai acompanhará a menina durante o tratamento. Fotos: Rodrigo Indinho

A mãe está grávida de 9 meses

Com Agenilson Pereira, da ONG Carlos Daniel

Após duas semanas, a boa notícia veio nesta quarta-feira (29). Regina Ramina enviou documento informando que a cirurgia de Mabelle foi marcada para o dia 19 de junho, e que a paciente precisa se internar um dia antes, pela manhã.

O governo do Estado do Amapá vai oferecer as passagens através programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Como a mãe da menina está grávida de nove meses, quem irá acompanhar a criança em Curitiba será o pai.

Drama começou com fortes dores de cabeça

Campanha

Na cidade do tratamento o clima é frio, então, a família de baixa renda que reside numa área de ressaca do bairro dos Congós, na zona sul de Macapá, precisa de ajuda para conseguir malas, roupas de frio, valores em dinheiro ou qualquer doação.

Quem tiver interesse em contribuir com a família pode entrar em contato com Walker Vales pelo número (96) 99134-7735 ou se dirigir a casa da avó da menina na Avenida Luís Alves Cunha, 1182, Congós.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!