Sobre ato, Sesa diz que demanda é maior do que recursos do SUS

Nesta manhã, manifestantes fizeram ato pedindo melhorias para o Hospital da Mulher Mãe Luzia, no Amapá
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu nota na tarde desta quinta-feira (30) em reação ao ato de protesto realizado nesta manhã, no Centro de Macapá. Na manifestação, servidores da Saúde e pacientes pediram melhorias para o Hospital da Mulher Mãe Luzia, única maternidade pública do Amapá.

Segundo a nota, “não apenas o Amapá, mas todos os estados da federação enfrentam a mesma dificuldade para subfinanciar o Sistema Único de Saúde (SUS), em função da defasagem na tabela do SUS que perdura há mais de 15 anos”, diz trecho.

O documento também lembra que o quadro atual também é reflexo de constantes “frustrações” no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), principal fonte de receita do Amapá.

A nota esclarece que tem procedido com as “medidas necessárias para dar fluxo nos serviços, a exemplo da aquisição de medicamentos, insumos, correlatos e demais materiais que se encontram com os processos de compra em andamento, aguardando entrega por parte dos fornecedores”, diz o documento, que finaliza lembrando a grande demanda na única maternidade pública do estado.

“Cabe ressaltar que o Hospital da Mulher Mãe Luzia é referência no atendimento obstétrico e ginecológico, inclusive de alto risco materno e neonatal atendendo usuários dos 16 municípios do Amapá, das ilhas do estado do Pará e, até mesmo pacientes da iniciativa privada”, e completa:

“Essa alta demanda ultrapassa a capacidade por atendimento. Além disso, 62% das mulheres que dão entrada no hospital não realizam o mínimo de seis consultas de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), preestabelecidas pelo Ministério da Saúde, o que aumenta o risco da prematuridade e, por consequência, a sobrecarrega”, conclui.

O protesto contou com faixas, apitos, camisetas e balões pretos. Os manifestantes saíram da frente da maternidade e caminharam até a Sesa, em meio a chuva. O movimento foi pacífico.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!