Casa de apoio a pacientes fará “arraiá” beneficente

Espaço acolhe quem precisa de tratamento e está em situação de vulnerabilidade social
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A Casa de Apoio Nosso Lar, um projeto fruto da parceria entre a Associação Amapaense de Apoio aos Pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (AAPTFD) e o grupo Amigos pela Vida, realizará um arraiá beneficente na próxima sexta-feira (28).

A casa atende pacientes de municípios do interior do Amapá e da região das ilhas do Pará que estão em tratamento médico em Macapá e que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Ruany Soares: acolhimento para quem precisa cuidar da saúde na capital. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

“Nós criamos o projeto porque era muito comum ver pessoas dormindo nas calçadas e nas rampas dos hospitais de Macapá. Depois de um tempo, percebemos que a maioria se tratava de pessoas do interior que não tinham local para dormir e que também não tinham como pagar. Hoje atendemos cerca de 25 pessoas diariamente que realizam as principais refeições do dia e ainda garante o pernoite dessas pessoas”, afirmou Ruany Soares, presidente da AAPTFD.

Os voluntários que participam da ação geralmente são parentes de pessoas que já se encontraram nessa situação ou mesmo que já foram pacientes e passaram por percalços parecidos.

Deusolinda Smith Fontes Neves: casa de apoio ajuda muito quem vem do interior do AP

Dentre os usuários, há uma reincidência grande, pois geralmente trata-se de casos de saúde de média ou alta complexidade, onde se faz necessário um acompanhamento mais regular da saúde do paciente.

“Sou nascida em Santa Lúcia, no Caribe, mas com a revolução de 1948 meu pai foi morar em Itaituba-PA, pois era garimpeiro. Hoje eu moro em Oiapoque e já fiquei aqui na casa umas sete vezes. Só uma vez, fiquei três meses direto, pois tenho uma doença crônica. A casa ajuda muito e as meninas ajudam em tudo, marcar os exames e toda essa parte burocrática. Por isso venham na nossa festa para nos ajudar”, declarou e convidou a assistida Deusolinda Smith Fontes Neves, de 57 anos.

O Arraiá Solidário irá ocorrer na Casa de Apoio Nosso Lar, na Avenida Ernestino Borges, 186, Bairro Julião Ramos, na zona norte da capital, a partir de 19h.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!